Após conquistar sua primeira vitória na temporada 2022-23 do Novo Basquete Brasil (NBB), o União Corinthians foi a Belo Horizonte, neste sábado (5), para enfrentar o Minas Tênis Clube. E apesar da boa atuação, o time de Santa Cruz do Sul acabou sendo derrotado por 81 a 75 e sofreu sua terceira derrota em quatro atuações.
Os mineiros começaram melhor e venceram o primeiro período por 25 a 20, com os americanos Shaq Johnson Sr e Novar Gadson marcando seis pontos, cada. O time treinado por ainda dominou a tábua com oito contra três rebotes.
Na segunda parcial, os gaúchos reagiram e com o trio Pastor, Augusto e Enzo Cefferata combinando para 15 pontos, fez 20 a 17 e foi para o intervalo com dois de desvantagem (42 a 40). Na volta dos vestiários, o União Corinthians seguiu firme e com cinco pontos do americano Mike Simms e quatro do argentino Federico Aguerre diminui a distância para um ponto (59 a 58).
Os 10 minutos finais seguiram equilibrados, mas o Minas voltou a ter amplo domínio no garrafão com 13 rebotes contra quatro e com Wesley e Alexey marcando cinco pontos, cada, e 64% de aproveitamento dos arremessos de quadra, conseguiu se manter à frente e assegurar sua terceira vitória em seis partidas.
Com um duplo-duplo de 14 pontos e 14 rebotes, o ala americano Isaac Hamilton foi o principal jogador em quadra. Gadson terminou com 13 pontos e oito rebotes. Na equipe gaúcha, Aguerre marcou 15 pontos e foi o cestinha do jogo.
A próxima rodada do NBB será disputada a partir do dia 15, em virtude dos jogos da seleção brasileira contra Estados Unidos e México, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. O União Corinthians entrará em quadra no dia 19, contra o São José-SP, fora de casa. Já o Minas enfrentará o Cerrado-DF no dia 17.