O peruano Juan Pablo Varillas é o campeão do São Leo Open, torneio da série Challenger da ATP, encerrado neste domingo (20) nas quadras do São Leopoldo Tênis Clube. Na decisão, o segundo cabeça de chave e 117º colocado no ranking mundial, venceu o argentino Facundo Bagnis, principal favorito e que ocupa o 103º do mundo, por 2 a 1, parciais de 7/6 (5), 4/6 e 6/4, em 3h13min de partida.
Esta foi a quinta conquista da carreira do tenista de 27 anos, que anteriormente havia vencido os Challengers de Campinas (Brasil) e Santo Domingo (República Dominicana) em 2019, Biella (Itália) e Santiago (Chile) em 2021.
— Estou muito feliz, acredito que tive uma semana incrível e positiva em todos os sentidos. Creio que cumpri o que buscava na competição, nem sempre é possível, mas consegui. Estou muito feliz em jogar aqui em São Leopoldo e conquistar outro título de Challenger. Achei muito lindo o clube, sua estrutura.. Foi uma grande final, uma partida muito dura que se decidiu nos detalhes, mas estava tranquilo pela semana que havia feito — disse o peruano.
Pela conquista no Vale dos Sinos, Varillas somará 80 pontos no ranking mundial da ATP, além de ter faturado um cheque de US$ 7,2 mil (R$ 38,7 mil).