A espera terminou. O primeiro campeonato mundial de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) sediado no Brasil começa nesta segunda-feira (31) e vai até 13 de novembro. Serão 24 equipes disputando o título de melhor time do mundo de um dos principais jogos eletrônicos da atualidade. Furia, Imperial e Zero Zero Nation são os representantes brasileiros na busca do terceiro troféu da Copa do Mundo de CS:GO para o nosso país.
O Brasil já conquistou o Major em duas oportunidades. Ambas ocorreram há mais de seis anos. O primeiro título foi vencido em Columbus, em 3 de abril de 2016, e o segundo em 16 de julho do mesmo ano. Os nomes das organizações foram diferentes, mas o elenco que formava o time foi o mesmo: Gabriel "Fallen" Toledo, Marcelo "Coldzera" David, Epitácio "Taco" de Melo, Loncoln "Fnx" Lau e Fernando "Fer"Alvarenga. Os atletas representaram no primeiro título a Luminosity Gaming, time norte americano, e no segundo a SK Gaming, equipe europeia.
Como funciona
A competição será dividida em três etapas: Challengers Stage, Legends Stage e Champions Stage. As duas primeiras ocorrem no Centro de Convenções e Eventos Riocentro, diante de cinco mil pessoas. A presença de público nas primeiras fases é uma novidade trazida pela organização do evento, já que pela primeira vez na história do Major isso ocorrerá.
No Challengers Stage serão 16 equipes disputando oito vagas para o Legends, onde oito equipes aguardam seus adversários, vindos da fase anterior. Ao término das duas primeiras etapas, oito equipes estarão classificadas para o Champions Stage (playoffs). A fase final do torneio será disputada na Jeunesse Arena, no Parque Olímpico, para mais de 20 mil pessoas. O campeão do Major receberá uma premiação de US$ 1,25 milhão (cerca de R$ 6,6 milhões).
As equipes brasileiras estarão no server desde o primeiro dia de competição, já que nenhuma se garantiu com o status de Legends. Ou seja, Furia, Imperial e Zero Zero Nation começam sua caminhada no Major já em 31 de outubro.
Veja a lista de equipes classificadas para o IEM Rio 2022:
- Challengers:
Cloud9, OG, Team Vitality, Bad News Eagles, Mouz, BIG, Evil Geniuses (EG), 9Z Team, GamerLegion, Fnatic, Outsiders, Zero Zero Nation, Furia, Imperial Esports, IHC Esports e Grayhound Gaming
- Legends:
Faze Clan, Ninjas in Pyjamas (NIP), Natus Vincere (NAVI), Ence, Sprout, Spirit, Heroic e Team Liquid
Times Brasileiros
- Furia
Melhor time brasileiro da atualidade, carrega consigo a responsabilidade de chegar à Jeunesse Arena para disputar os playoffs do Major e, porque não, o título. A Furia também anunciou às vésperas do Major que terá André Akkari como técnico durante os jogos, já que Nicholas "Guerri" Nogueira segue punido pela Valve (desenvolvedora do jogo), por conta do uso do Bug do Coach, mesmo já sendo liberado pela ESIC (Esports Integrity Commission).
Elenco: Andrei "arT" Pivezan, Yuri "Yuurih" Boian, Kaique "Kscerato" Cerato, André "Drop" Abreu e Rafael "Saffee" Costa. Coach: Nicholas 'Guerri' Nogueira
- Imperial Esports
O time que todos querem ver no Major. Com Fallen e Fer, dois dos maiores campeões da história dos eSports brasileiro, o projeto denominado The Last Dance foi criado para esse momento. Além disso, a cada partida que a Imperial disputar poderá ser a última de Fallen e Fer. Ao que tudo indica, ambos devem pendurar o mouse ao fim da competição. Além dos campeões dentro do server, o técnico também é uma lenda do CS:GO, Fnx será o responsável por estar perto dos jogadores no palco, tal como foi durante o classificatório.
Elenco: Gabriel "Fallen" Toledo, Fernando "Fer" Alvarenga, Marcelo "Chelo" Cespedes, Ricardo "Boltz" Prass e Vinicius "Vini" Figueiredo. Coach: Lincoln "Fnx" Lau.
- Zero Zero Nation
Também com dois dos principais campeões da história do CS:GO brasileiro, a Zero Zero entra no Major como um dos candidatos a chegarem aos playoffs. Com a dupla Taco e Colzera afiada e liderando a jovem geração gaúcha dos eSports: Dumau e Latto, eles também contam com a ajuda estrangeira do argentino Try.
Desde que o projeto foi formado, a Zero Zero vem acumulando resultados positivos com vitórias, inclusive, sobre a Imperial e a Furia.
Elenco: Epitácio "Taco" de Melo, Marcelo "Coldzera" David, Eduardo "Dumau" Wolkmer, Bruno "Latto" Rebelatto e Santino "Try" Rigal. Coach: Olavo 'Chucky' Napoleão
Destaque também para a 9z Team, organização argentina que tem no elenco três brasileiros: Lucas "Nqz" Soares, Awper da equipe, Rafael "Zakk" Fernandes, coach, e Gustavo "TGE"
Confira a primeira rodada do Major:
- 11h - MOUZ x Outsiders
- 11h - 9z Team x GamerLegion
- 12h15 - Bad News Eagles x 00 Nation
- 12h15 - OG x Grayhound
- 13h30 - BIG x FURIA
- 13h30 - Evil Geniuses x IHC Esports
- 14h45 - Vitality x Imperial
- 14h45 - Cloud9 x Fnatic