O piloto monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, conseguiu a pole position do Grande Prêmio de Singapura da Fórmula 1 neste sábado, no circuito de rua de Marina Bay, terminando o treino de classificação à frente do mexicano Sergio Pérez, da Red Bull, e do britânico Lewis Hamilton, da Mercedes.
O líder do campeonato e atual campeão mundial, o holandês Max Verstappen (Red Bull), fez apenas o oitavo tempo.
Verstappen tem 116 pontos de vantagem sobre Leclerc antes da disputa da 17ª das 22 etapas da temporada.
Os espanhóis Carlos Sainz (Ferrari) e Fernando Alonso (Alpine) ocuparão a quarta e a quinta colocação no grid de largada.
O treino de classificação aconteceu enquanto a pista ainda secava depois das fortes chuvas durante o dia, o que fez com que a escolha dos pneus fosse determinante.
"A classificação foi muito delicada. No Q3 não sabíamos o que fazer, optamos pelos pneus macios no último minuto", reconheceu Leclerc.
Esta foi a nona pole da temporada para o monegasco, mais do que qualquer um dos demais pilotos, e a 18ª de sua carreira.
"Cometi um erro na minha última volta, então pensei que não fosse conseguir a pole, mas no final foi suficiente", acrescentou.
Suficiente porque Verstappen, que foi para a pista nos últimos segundos, foi chamado de volta para os boxes pela equipe, o que irritou o holandês.
"Vamos te explicar depois", disse pelo rádio o engenheiro do piloto sobre a decisão.
"Faltou combustível", revelou o holandês ao canal Sky F1, que teria sido desclassificado se sofresse pane seca no meio da pista.
"É muito frustrante. Não deveria acontecer. Devíamos ter percebido antes, não estou nada feliz, não é aceitável", criticou o líder do mundial de pilotos.
Embora vá largar da oitava posição, Verstappen ficará novamente com o título se vencer a corrida e Leclerc terminar na melhor das hipóteses em nono com Pérez em quarto (ou quinto, se o mexicano conseguir o ponto extra pela volta mais rápida).
O piloto da Red Bull, no entanto, não tem pressa e diz que mantém o foco corrida a corrida. Se não conseguir ser campeão em Singapura, as chances podem ser maiores no próximo fim de semana, no GP do Japão.
- Clasificação:
1. Charles Leclerc (MON/Ferrari) 1:49.412
2. Sergio Pérez (MEX/Red Bull) 1:49.434
3. Lewis Hamilton (GBR/Mercedes) 1:49.466
4. Carlos Sainz (ESP/Ferrari) 1:49.583
5. Fernando Alonso (ESP/Alpine) 1:49.966
6. Lando Norris (GBR/McLaren) 1:50.584
7. Pierre Gasly (FRA/AlphaTauri) 1:51.211
8. Max Verstappen (HOL/Red Bull) 1:51.395
9. Kevin Magnussen (DIN/Haas) 1:51.573
10. Yuki Tsunoda (JPN/AlphaTauri) 1:51.983
Eliminados Q2:
11. George Russell (GBR/Mercedes)
12. Lance Stroll (CAN/Aston Martin)
13. Mick Schumacher (ALE/Haas)
14. Sebastian Vettel (ALE/Aston Martin)
15. Zhou Guanyu (CHN/Alfa Romeo)
Eliminados Q1:
16. Valtteri Bottas (FIN/Alfa Romeo)
17. Daniel Ricciardo (AUS/McLaren)
18. Esteban Ocon (FRA/Alpine)
19. Alexander Albon (TAI/Williams)
20. Nicholas Latifi (CAN/Williams)
* AFP