Uma das três surpresas de Tite na lista de convocados para os últimos amistosos antes da Copa do Mundo é gaúcha. Roger Ibañez, de 23 anos, é natural de Canela, e não foi percebido pela dupla Gre-Nal. Seu começo no futebol foi no PRS, de Garibaldi, que em 2017, disputava a Terceirona Gaúcha. A história do jogador foi contada há dois anos e meio pelo colunista Leonardo Oliveira.
Da cidade de 35.880 mil habitantes, conforme dados de 2020 da Fundação de Economia e Estatística (FEE), o zagueiro foi para o Fluminense. Em janeiro de 2018, com 19 anos, ele foi levado por Abel Braga para a Flórida Cup, tradicional torneio de pré-temporada, nos Estados Unidos. Estreou contra o PSV e impressionou o técnico pela versatilidade.
Meia de origem, foi recuado para volante no Rio de Janeiro e, com Abel, virou um dos zagueiros no 3-5-2. Um ano depois da estreia, Ibañez arrumava as malas para jogar na Atalanta. Foi pouco usado, mas o ano compensou pelas convocações para a seleção brasileira sub-23.
Na temporada 2019/2020, trocou Bérgamo pela capital da Itália. Na Roma, voltou a ganhar oportunidades e assumiu a titularidade da defesa italiana. Não por acaso, foi titular na conquista da Conference League, terceira competição mais importante de clubes da Europa, no ano passado — quando mais jogou (51 partidas).
O jogador, inclusive, foi especulado defender seleção do Uruguai (país de sua mãe) e da Itália (que está fora da Copa de 2022). Com passaporte italiano, Ibañez vinha sendo observado pelo técnico Roberto Mancini para fazer parte da renovação da Azzurra em busca da vaga no Mundial de 2026. Questionado sobre isso, Tite respondeu sobre o acompanhamento que os integrantes da comissão técnica vinham fazendo sobre o defensor.
— O acompanhamento desde as categorias de base. Conversamos com técnicos das categorias de base. Acompanhamos seus jogos. Já a questão da outra convocação, eu busquei na Roma um contato com o Mourinho, que foi extremamente solícito. Colocando do grande momento dele também. Jogando com linha de três ou linha de quatro. Algumas até como lateral. Este melhor momento, este crescimento do atleta são fundamentais — explicou o treinador da Seleção.
O gaúcho fará parte da delegação brasileira para os dois últimos amistosos antes da Copa do Mundo. A Seleção enfrentará Gana e Tunísia. No dia 23, o jogo será em Le Havre, no Stade Océane, contra os ganeses. Quatro dias depois, em Paris, será o Parque dos Príncipes o palco do confronto contra os tunisianos. Ambos os jogos serão às 15h30min (horário de Brasília).
Pensando na Copa do Mundo, Tite precisa entregar 55 nomes até 21 de outubro — e a convocação final com os 26 jogadores deve sair até 14 de novembro.