A tunisiana Ons Jabeur é a primeira finalista do Aberto dos Estados Unidos. Nesta quinta-feira (8), ela derrotou a francesa Caroline Garcia por 2 sets a 0 (6/1 e 6/3) e garantiu vaga na decisão que acontece no próximo sábado.
Número 5 do ranking mundial, Jabeur disputará a segunda decisão de Grand Slam na carreira. Em julho deste ano, ele foi vice-campeã em Wimbledon, ao ser superada pela cazaque Elena Rybakina.
O resultado também é histórico mais uma vez para jogadoras árabes e africanas. Antes, os melhores desempenhos haviam sido as quartas de final das sul-africanas Maryna Godwin, em 1968, e Amanda Coetzer, em 1994, 1996 e 1998.
Antes da partida se esperava por um semifinal equilibrada. Porém, Jabeur dominou completamente Garcia e no primeiro set quebrou o saque da rival no primeiro, quinto e sétimo games, além de marcar 11 winners (bolas vencedoras) contra cinco e cometer cinco erros não forçados contra 14 da francesa.
Na segunda parcial, após um equilíbrio inicial, a tenista de 28 anos conquistou uma quebra no quarto game e administrou até o final, vencendo por 6/3 e garantindo vaga na decisão. Com a vitória, Ons Jabeur já se garante no top 3 do ranking mundial da WTA.
Agora, a dona de três títulos no circuito espera a vencedora da segunda semifinal, que será disputada entre a polonesa Iga Swiatek, líder do ranking, e a bielorrussa Aryna Sabalenka, sexta colocada.