Faltando um mês e meio para o início da nova temporada, a NBA anunciou nesta terça-feira (30) as regras relativas à vacina de covid-19. Com definições mais flexíveis, a competição só vai exigir testes de jogadores e funcionários que não tomaram o imunizante. Os exames terão que ser semanais.
Uma das poucas exceções serão abertas para pessoas que se recuperaram recentemente da infecção pelo vírus. Para os demais, que já tomaram a vacina, os testes não farão mais parte da rotina da NBA. A exigência só será retomada por indicação médica ou por novas regras do governo. De qualquer jeito, atletas ou funcionários com sintomas terão que ser testados.
Outra exigência que caiu é sobre o uso de máscaras, com exceção de lugares fechados em cidades consideradas de alto risco de contaminação. Até então, as máscaras eram obrigatórias quando os jogadores não estivessem em quadra.
As novas regras foram discutidas nas últimas semanas pela cúpula da NBA e já foram aprovadas pela associação dos jogadores. E estão em coerência com o que o comissário Adam Silver, principal gestor da competição, vinha comentando desde o mês passado.
— Parece que estaremos numa situação normal quando a temporada começar, em termos de protocolos sobre o jogo, particularmente quanto à saúde e segurança dos nossos jogadores. Eu aprendi nos últimos dois anos e meio que não devo fazer previsões quando o assunto é covid-19, mas podemos dizer que estaremos preparados para o que aparecer em nosso caminho — declarou Silver em reunião do Conselho, em julho.
A nova temporada da NBA vai começar no dia 18 de outubro. O atual campeão é o Golden State Warriors, que venceu o Boston Celtics na última final.