Campeão mundial de poker em 2011, o paulista André Akkari é um dos representantes do Brasil na etapa de Barcelona do Circuito Europeu de Poker (EPT), organizado pela plataforma PokerStars.
Em conversa com GZH no luxuoso Hotel Arts Barcelona, na Catalunha, o jogador de 47 anos comemorou o crescimento do poker no Brasil — estima-se que cerca de 10 milhões de pessoas pratiquem a modalidade no país.
— O poker é um jogo de lógica, a busca o tempo inteiro pela tomada de decisão correta. É legal para caramba que mais gente no país tenha interesse. Muita gente lê sobre o poker e leva isso para a vida pessoal, estudando formas corretas de tomar decisão entre os amigos, família, relacionamento e até o voto. É um esporte que te faz pensar melhor nas tuas decisões pessoais — declarou Akkari.
Um dos objetivos da Federação Internacional de Poker é fazer com que o esporte se torne olímpico. A entidade que organiza a modalidade no mundo luta para que o jogo faça parte do cronograma dos Jogos de Los Angeles 2028. Akkari falou sobre esta possibilidade:
— A Olimpíada precisa se renovar e tem feito isso, com a entrada de esportes como surfe e skate, como vimos no Japão. Sou fanático por qualquer esporte. Seria muito legal se o poker pudesse fazer parte disso.
Akkari também comemorou a mudança de perspectiva que o poker teve no Brasil.
— A concepção geral no Brasil confundia o poker com o jogo de azar. O que foi muito ruim para o esporte. Se você não fosse apaixonado pelo esporte, batalhasse por ele, não poderia jogar. Mas hoje isso mudou.
O brasileiro será um dos jogadores do evento principal do EPT Barcelona PokerStars, que começou no domingo (14). As disputas se iniciam todos os dias a partir das 7h30min (Brasília), 12h30min locais. A mesa final, quando será definido o grande campeão, ocorre domingo (21), a partir das 8h (Brasília), 13h na Espanha. A competição conta com transmissão ao vivo através do Youtube da PokerStars.
*O repórter viajou a convite da PokerStars