O Brasil fechou o Grand Prix de Judô de Zagreb, na Croácia, com mais duas medalhas. Neste domingo (17), Rafael Macedo foi prata na categoria médio (até 90kg) e Mayra Aguiar ficou com o bronze no meio-pesado (até 78kg).
A exemplo do que aconteceu no sábado, quando Ketleyn Quadros na categoria meio-médio (até 63kg) e Daniel Cargnin no leve (até 73kg) ganharam medalhas de bronze, a equipe gaúcha da Sogipa, já que todos os quatro pódios brasileiros no evento foram de seus atletas.
Rafael Macedo estreou na segunda rodada e derrotou o turco Omer Aydin por waza-ari e nas oitavas de final venceu o húngaro Gergely Nepel por ippon, depois de estar em desvantagem por waza-ari.
Nas quartas de final, o sogipano superou Dzhakhongir Madzhidov, do Tajiquistão, com um ippon a 18 segundos do final. A quarta luta foi contra o alemão Eduard Trippel, nas semifinais, e Macedo ganhou após o rival sofrer três punições.
A disputa do ouro foi diante do georgiano Beka Gviniashvili, que conseguiu dois waza-aris e definiu a disputa a 53 segundos do fim. Pelo vice-campeonato, Rafael Macedo somou maus 490 pontos no ranking mundial. O pódio ainda teve Trippel e o japonês Kenta Nagasawa. Outro brasileiro na categoria foi Luanh Rodrigues, que perdeu na estreia para o francês Francis Damier.
Mayra Aguiar teve um caminho mais curto no evento. A dona de três bronzes olímpicos estrearia na segunda rodada contra a francesa Chloe Buttigieg, que não compareceu e dessa forma foi direto para as quartas de final, quando venceu a croata Petrunjela Pavic por ippon.
A semifinal foi contra a britânica Natalie Powell, que venceu por ippon a 2min45s. Dessa forma, Mayra disputou o bronze com a holandesa Karen Stevenson, superada por ippon.O pódio valeu 350 pontos para a gaúcha. A campeã foi Powell, que venceu a israelense Inbar Lanir na decisão. O outro bronze ficou com holandesa Natascha Ausma.
O Brasil ainda teve Rafael Buzacarini no meio-pesado masculino (até 100kg), que venceu o sul-coreano Jonghon Woon na estreia, mas que perdeu para o cazaque Nurlykhan Sharkhan. Nesta mesma divisão, André Humberto parou na primeira rodada diante do polonês Kacper Szczurowski.
Na categoria pesado (acima 100kg), Rafael Silva chegou à repescagem mas não conseguiu disputar medalha. Baby estreou vencendo o marroquino Zouhair Esseyry e na sequência passou pelo israelense Serafim Kompaniez, mas perdeu para o alemão Erik Abramov nas quartas de final.
Já na repescagem, o paulista acabou sendo derrotado pelo zaeri Ushangi Kokauri, que acabaria dividindo o terceiro lugar com Abramov. O ouro foi para o holandês Jur Spijkers, que venceu o mongo Tsetsentsengel.
Estreante na seleção, Giovana Santos acabou sendo eliminada pela turca Kubramur Esir em sua primeira luta do pesado (acima de 78kg). A campeã foi a israelense Raz Hershko, que na final bateu a sérvia Milica Zabic. O pódio ainda teve a francesa Lea FOntaine e a mongol Adiyasuren Amarsaikhan.