Toda vez que a dupla Gre-Nal viaja para o interior do Estado, uma das principais preocupações diz respeito à qualidade do gramado. Para o confronto desta terça-feira (24), às 19h, entre Grêmio e Glória, valendo a taça da Recopa Gaúcha, a situação se repete. Em caso de empate no tempo normal, o título será definido nas cobranças de pênalti.
Junto à delegação tricolor, há um certo temor em relação às condições do campo no Estádio Altos da Glória. Um dia antes do confronto, a reportagem de GZH visitou o palco do jogo e visualizou algumas ondulações, além de uma parte "queimada" pelo frio que atinge a cidade de Vacaria nesta época. Porém, o clube serrano garante que isso não será um empecilho.
— Fizemos um investimento com a Maristela (Kuhn, engenheira agrônoma), que é uma das top do Estado. Para o confronto contra o Brasil-Pel (em fevereiro, pela Copa do Brasil), foi feita uma reformulação no gramado. Então, ele está bem. Pegamos um período de seca, mas depois choveu muito. O que atrapalhou foi o frio, que castiga um pouco este estilo de grama, mas o gramado está plano, com a grama recém cortada e dá para rolar a bola direitinho — relata Ivar Saraiva, diretor financeiro e de futebol do Glória.
Na chegada da delegação gremista à concentração, no fim da tarde de segunda-feira (23), o tema também foi externado pelo zagueiro Natã que, por conta das informações colhidas pelo Tricolor, espera muitos embates corpo a corpo durante a partida.
— O Glória tem uma bola parada muito forte, então creio que amanhã (terça) vai ser um jogo de bastante imposição física, com primeira e segunda bola. E até pelas condições do gramado, vai ser um jogo de bastante choque — projetou.
Além disso, o técnico Alê Menezes deve escalar o time de uma forma mais conservadora, com um trio de defensores e dois volantes.
— Tivemos muitas variações. No início da Divisão de Acesso, jogamos com três zagueiros. Contra o Brasil-Pel e Vitória da Bahia (pela Copa do Brasil) também. Mas a gente mudou um pouco e, no 4-2-3-1, conseguimos os melhores resultados. Então, sabendo de algumas informações sobre o Grêmio, que pode vir com três zagueiros, a gente trabalhou em cima dessa possibilidade. Eu não acredito, mas temos que estar preparados e, independentemente da forma que entrarmos, temos de estar concentrados para ir em busca deste título porque, para nós, é mais importante do que para o Grêmio — avaliou o treinador do Glória.
Uma provável formação do time da casa teria: Samuel; Douglas, Igor e Manolo; Marcão, Vacaria, Baggio, Germano e Vitor; Tcharles e João Paulo.
Já o Grêmio, que usará uma equipe alternativa, deve atuar com Gabriel Grando; Rodrigues, Natã, Kannemann e Thiago Rosa; Thiago Santos, Sarará, Benitez e Campaz; Janderson e Elkeson.