O time sub-17 Brasil bateu a Argentina por 2 a 1, nesta segunda-feira (18), pela final do Torneio Montaigu, na França. Endrick, 15 anos, e Luis Guilherme, 16, se destacaram nas partidas e chamaram a atenção dos europeus.
Os destaques palmeirenses levaram a amarelinha à mais essa conquista, com direito a vitória no clássico na final da competição. Endrick marcou o primeiro gol da partida logo aos dois minutos da primeira etapa, e sofreu o pênalti para o segundo gol, batido por Luis Guilherme. É a segunda vez que a seleção conquista o troféu da competição, 40 anos depois do título inédito na categoria.
Os craques
Endrick ficou conhecido pelo destaque no título inédito do Palmeiras na Copinha deste ano. O jogador chegou a ser cogitado para participar do Mundial de Clubes no início do ano, mas, na época, Abel Ferreira preferiu um time mais experiente.
Devido as regras da Fifa, na qual os jogadores só podem ser profissionalizados pelos clubes a partir de 16 anos, Endrick poderá representar uma equipe em julho. Há dúvidas se o técnico do Palmeiras irá subi-lo assim que fizer aniversário ou pedirá mais desenvolvimento do craque na base. Movimentação em campo, força física e puxa marcação, leitura de jogo na hora de se desmarcar e faro de gol. Essas são as principais características que voltam às atenções ao craque palmeirense.
Já Luis Guilherme, com 16 anos, pode chegar imediatamente ao time principal do Palmeiras. O camisa 10 da seleção brasileira no torneio ainda não assinou um contrato profissional com o clube, o que deve acontecer no seu retorno a São Paulo.
O jornal Marca, da Espanha, aponta Luis Guilherme como um sucessor de Rivaldo , e também possui características semelhantes ao Ousmane Dembélé, do Barcelona, quando começou a carreira e gerou altas expectativas no mundo do futebol.
Campanha
A campanha brasileira começou com goleada em cima do México, por 4 a 0. Em seguida, dois jogos contra europeus: 2 a 2 com a Holanda, e um 3 a 0 consistente contra a Inglaterra. Na final, 2 a 1 contra a Argentina.
Foram 11 gols brasileiros na competição. Cinco deles marcados por Endrick, três por Luis Guilherme, e um do meio-campista Victor Figueiredo, também da base do Palmeiras. Apenas duas bolas na rede não foram protagonizadas por jogadores do clube paulista.