A Polônia garantiu vaga na Copa do Mundo do Catar ao vencer a Suécia por 2 a 0 nesta terça-feira (29) pela última etapa da repescagem das Eliminatórias Europeias. Eleito melhor do mundo pela Fifa em 2021, o centroavante Robert Lewandowski abriu o placar para os poloneses, de pênalti, aos quatro minutos do segundo tempo. Aos 23, Piotr Zielinski ampliou, aproveitando erro da defesa sueca.
A Suécia dominou o jogo nos primeiros minutos, mas não conseguiu transformar em gol as oportunidades criadas por Aleksander Isak, aos 13 minutos, Robin Quaison, no lance seguinte, e Emil Forsberg, aos 19.
No segundo tempo, Kesper Karlstrom cometeu falta sobre Grzegorz Krychowiak dentro da área. Lewandowski converteu o pênalti e colocou a Polônia na frente em seu gol de número 75 com a camisa da seleção. Aos 23, Zielinski aproveitou um erro no domínio de bola do zagueiro sueco Marcus Danielson e fechou o placar.
Com a vitória, a Polônia se classifica para sua segunda Copa consecutiva, após ter ficado de fora das edições de 2010 e 2014, e se recupera da má campanha na Eurocopa no ano passado, quando caiu na fase de grupos. Já a Suécia, que no último Mundial chegou às quartas de final (eliminada pela Inglaterra), não vai ao Catar.
A estrela sueca Zlatan Ibrahimovic, que não foi convocado em 2018, disse adeus a sua última oportunidade de disputar mais uma Copa do Mundo, depois de participar das edições de 2002 e 2006.
— Todo mundo está decepcionado. Todo mundo queria jogar a Copa do Mundo. Nós tivemos chances de marcar, eles também tiveram algumas. Mas no segundo tempo eles marcaram muito rápido e nós tivemos que correr atrás no placar — disse Ibra que iniciou no banco e só entrou quando a Polônia já vencia por 2 a 0.