O Brasil estreou com o pé direito na Copa do Mundo de tênis em cadeira de rodas, que é disputada em Alghero, na Itália. Nesta terça-feira (28), a equipe júnior do país derrotou a Argentina por 2 partidas a 1. O time foi representado pela brasiliense Jade Lanai e pelo paulista João Lucas Takaki.
Takaki foi o primeiro a entrar em quadra. Sexto melhor do mundo no ranking júnior, ele superou o hermano Gonzalo Lazarte por duplo 6/3. Depois foi a vez de Jade, número 2 do mundo, disputar o duelo contra o argentino Benjamin Silvetti, que levou a melhor por 6/1 e 6/3. No desempate nas duplas, a parceria verde e amarela foi superior do início ao fim, confirmando o triunfo por 6/4 e 6/2.
O dia também foi marcado pelo confronto entre Brasil e Estados Unidos na categoria quad, que terminou com a vitória norte-americana por 3 a 0. Apesar da grande exibição do paulista Leandro Pena no primeiro jogo do dia, Bryan Barten conseguiu fazer valer a experiência de nono melhor do mundo para vencer de virada por 2/6, 7/6 e 6/2. Depois, Ymanitu Silva (8º) duelou contra David Wagner (4º) e foi superado por 6/1 e 6/3. Nas duplas, o time brasileiro foi escalado por Ymanitu Silva e Augusto Fernandes, que perderam por duplo 6/1.
As equipes masculina e feminina, que estrearam com vitória, voltam a jogar nesta quarta-feira (29) em Alghero. Os homens enfrentam a França, e as mulheres duelam com o Japão. O Quad do Brasil irá enfrentar o Canadá na última rodada da fase de classificação.