A velocista transgênero CeCe Telfer foi excluída do pré-olímpico dos Estados Unidos por não atender aos padrões da Federação Internacional de Atletismo (World Athletics) quanto aos níveis de testosterona, informou a federação americana nesta quinta-feira (24).
Telfer, que estava programada para competir na série de abertura dos 400 m com barreiras feminino nesta sexta-feira, não foi capaz de fornecer evidências de que atingiu os limites de testosterona estabelecidos pela World Athletics em 2019.
As regras da Wolrd Athletics, que se aplicam a todas as provas femininas entre 400 metros e 1.500 metros, foram implementadas em meio a uma controvérsia de longa data em torno da campeã olímpica sul-africana dos 800 metros Caster Semenya.
A federação americana disse que a atleta de origem jamaicana não provou sua elegibilidade para competir no pré-olímpico que acontece esta semana em Eugene, Oregon. A entidade observou que Telfer havia sido notificada sobre os requisitos de elegibilidade antes do teste, mas não foi capaz de demonstrar conformidade.
Em um comunicado, a federação disse que "apoia fortemente a inclusão e fornece um caminho claro para a participação no esporte para todos, enquanto mantém a igualdade competitiva".
"Se a CeCe atender às condições para a participação de atletas transgêneros no futuro, apoiamos de todo o coração a sua participação em eventos internacionais como integrante da equipe americana", acrescentou.
* AFP