Com o Brasileirão se aproximando, o final de semana será de decisões pelos principais campeonatos estaduais do Brasil. Além do Rio Grande do Sul, Estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia conhecerão seus campeões nos próximos dias. E, após os jogos de ida, as disputas ainda seguem em aberto e devem ser cheias de emoção.
O terceiro clássico Gre-Nal da temporada 2021 decidirá o título do Gauchão. A vitória ficou com o Grêmio nos dois primeiros encontros, e o Tricolor chega à partida deste domingo com a vantagem do 2 a 1 conquistado no Beira-Rio. Um novo empate dará ao time de Tiago Nunes o tetracampeonato gaúcho, feito que não é repetido há 30 anos.
A pressão está do lado colorado, que nos últimos 14 Gre-Nais venceu apenas um. Além disso, não levanta a taça do Estadual desde 2016 e quer encerrar o jejum. Para dar a volta olímpica na Arena, precisará vencer por dois gols de diferença no tempo normal. Uma vitória do Inter por um gol levará a decisão para os pênaltis.
- Data: 23/5 (domingo)
- Horário: 16h
- Local: Arena, em Porto Alegre
Quem também tenta acabar com uma incômoda sequência sem títulos é o São Paulo, que não comemora o Paulistão desde 2005. Para isso, precisará superar o Palmeiras no jogo decisivo, domingo, no Morumbi. A ida ocorreu na noite de quinta-feira, no estádio palmeirense, e terminou empatado em 0 a 0. Agora, quem ganhar ficará com o troféu.
- Data: 23/5 (domingo)
- Horário: 16h
- Local: Morumbi, em São Paulo
Assim como no paulista, a partida de ida do Campeonato Carioca terminou empatada, mas por 1 a 1. Os gols foram de Gabigol e do ex-colorado Abel Hernández. A volta será novamente no Maracanã e também não terá gol marcado como visitante como critério de desempate, o que significa que novo empate levará a decisão para as penalidades.
Atual bicampeão, o Flamengo tenta o terceiro título na sequência, algo que não ocorre desde 1999-2001. Já o Fluminense de Roger Machado tenta comemorar um campeonato que não vence desde 2012.
- Data: 22/5 (sábado)
- Horário: 21h5min
- Local: Maracanã, no Rio de Janeiro
Atlético-MG x América-MG
Minas Gerais tem seus dois representantes da Série A disputando o troféu de campeão mineiro de 2021. Domingo passado, empate em 0 a 0 no Independência em encontro que ficou marcado pela tensão entre as equipes e bronca atleticana com a arbitragem. Com um a menos, o time de Cuca segurou a pressão do Coelho e levou a decisão para o Mineirão.
O regulamento é diferente da maioria dos estaduais. Como o Galo teve melhor campanha na fase de grupos, tem a vantagem de ser campeão com um novo empate, independentemente do placar. Ao América, resta buscar a vitória tentar um título que não ganha desde 2016.
- Data: 23/5 (domingo)
- Horário: 16h30min
- Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Bahia de Feira x Atlético de Alagoinhas
O Baianão tem duas surpresas decidindo o título, mas o equilíbrio também foi a tônica do primeiro jogo, que terminou empatado em 2 a 2. Agora, as equipes se reencontrarão para ver quem fica com a taça. Aqui também não haverá critérios de desempate, e quem vencer o jogo levará também o campeonato.
- Data: 23/5 (domingo)
- Horário: 16h
- Local: Arena Cajueiro, em Feira de Santana