O Campeonato Mundial cadete e juvenil, primeira competição internacional das categorias de base da esgrima em 2021, começou neste sábado (3), no Cairo, no Egito. Nas disputas individuais do sabre, a jovem equipe brasileira, com muitos atletas em idade de cadetes, conseguiu classificar três representantes para as fases eliminatórias do juvenil. O melhor desempenho foi de Matheus Becker, 16 anos, que mesmo jogando em uma categoria acima da sua acabou caindo na fase de 64 do masculino.
Matheus fez uma boa pule e venceu três dos seis jogos. Bateu Ahmed Alhammadi, dos Emirados Árabes Unidos, por 5 a 1; o sul-coreano Dohun Lee, por 5 a 3; e, o espanhol Matteo Bugialli, por 5 a 3. E ainda esteve perto de outras duas vitórias, contra o egípcio Mazen Elaraby e contra o bielorrusso Uladzislau Shaimardanau, caindo em ambas por 5 a 4. Passou direto para a fase de 64, quando foi eliminado pelo francês Antoine Pogu, por 15 a 5, e ficou com o 52º lugar.
— Achei que tive um bom rendimento para a minha idade, consegui passar direto o primeiro quadro. Poderia ter ido um pouco melhor na pule, por pouco não fiz cinco vitórias, mas estou satisfeito com o resultado. Campeonatos assim são ótimas maneiras de conseguir adquirir experiência, principalmente para o controle de emoções e evoluir a esgrima. Mas claro que para participar desses campeonatos exige um bom preparo, e sinto que tive, ao passar duas semanas treinando na Geórgia. Talvez poderia ter feito um pouco mais, mas isso não é problema. O foco agora é amanhã (domingo), e iremos com tudo —projetou Matheus, sobre a disputa na categoria cadete.
Ainda no torneio masculino, Gabriel Vasques venceu dois confrontos na pule, diante do porto-riquenho Hudson Santana (5 a 2) e do georgiano Lasha Kutchukhidze (5 a 4). Caiu em duelo muito equilibrado, na fase de 128, para o eslovaco Tei Zorz, por 15 a 13. Outros sois atletas caíram na fase de pules: Renato Saliba ganhou dois combates e ficou em 75º, enquanto Marcos Gomez venceu um confronto e finalizou na 84ª posição.
Na disputa feminina, Luana Pekelman ganhou dois jogos na fase de pules, contra a suíça Nora Perroud (5 a 3) e contra a espanhola Lucia Del Palacio (5 a 3). Na fase de 128, chegou a estar perdendo por 8 a 2 para a cazaque Dilyara Issabekova. Reagiu, mas caiu por 15 a 14, em uma disputa emocionante. Já Pietra Chierighini, que venceu duas vezes, e Isabela Chen, que terminou sem vitórias, foram eliminadas nas pules e acabaram em 71º e 87º lugar, respectivamente.