O brasileiro Thiago Monteiro comprovou na noite desta segunda-feira (8) no Brasil, manhã de terça na Austrália, que está em um dos melhores momentos de sua carreira. Depois de chegar à semifinal do Great Ocean Road Open, na última semana, ele garantiu vaga na segunda rodada do Aberto da Austrália ao derrotar o eslovaco Andrej Martin, 103 do mundo, em sets diretos, parciais de 7/6 (6), 6/1 e 6/2, em jogo que teve 1h52 de duração.
Nesta segunda, o cearense de 26 anos foi confirmado na 74ª colocação do ranking de entradas da ATP, a melhor de sua carreira. Com a vitória sobre Martin, ele garantiu mais 45 pontos na classificação.
Esta é a primeira vez em três participações que Monteiro passa pela rodada de estreia em Melbourne. Agora, ele terá pela frente o vencedor do confronto entre o russo Andrey Rublev, sétimo cabeça de chave, e o alemão Yannick Hanfmann.
O jogo começou equilibrado, com os dois jogadores mantendo o saque nos quatro primeiros games. Depois, o brasileiro obteve uma quebra e ao confirmar o serviço abriu vantagem de 4/2. Porém, ao sacar com 5-4, o canhoto acabou sofrendo a quebra e, com a igualdade em 6-6, foi para o tie-break. No game de desempate abriu dois pontos (4-2), levou a virada e chegou a ter um set point e saque contras no 6-5, mas conseguiu virar e fazer 1 a 0, graças aos 18 winners (bolas vencedoras) contra 10 do eslovaco.
Nos sets seguintes, Thiago Monteiro não encontrou dificuldades para impor seu ritmo. No segundo, com quebras no quarto e sexto games, encaminhou a vitória por 6/1. Já no terceiro, derrubou o serviço de Andrej Martin em 2-1 e 4-1, para, logo depois, fechar o jogo em 3 a 0.