O Corinthians conquistou neste domingo (6) o bicampeonato do Brasileirão de futebol feminino. Na segunda partida decisiva, realizada em São Paulo, o time paulista derrotou o Avaí/Kindermann, por 4 a 2, e repetiu a conquista de 2018, quando conquistou seu primeiro título.
Finalista das quatro últimas edições do campeonato, o time dirigido por Arthur Elias foi pressionado nos momentos inciais da partida, mas soube fazer valer sua maior experiência para abrir 2 a 0, antes do intervalo, com gols marcados por Gabi Nunes e Gabi Zanotti, aos 28 e 32 minutos, respectivamente.
No segundo tempo, a equipe catarinense reagiu e logo aos três minutos descontou em uma cabeçada de Zoio, que venceu a goleira Letícia Izidoro. Porém, aos 11, em uma jogada em velocidade, o Corinthians chegou ao terceiro gol com Gabi Zanotti.
O jogo disputado na Arena Corinthians, palco da Copa do Mundo masculina de 2014, contou com o árbitro de vídeo (VAR), que entrou em ação para validar o segundo gol do Avaí/Kindermann, aos 33 minutos da etapa final, depois que Lelê recebeu um lançamento de Bruna desde o campo de defesa, invadiu a área e bateu na saída da goleira.
Mas mais uma vez a reação das catarinenses não durou muito tempo. Quatro minutos depois, aos 36, Diany fez sua terceira assistência na partida e fez um passe perfeito para Victoria Albuquerque marcar o quarto gol do Timão e garantir o bicampeonato.
A partida ainda foi marcada por diversas mensagens alusivas ao Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, celebrado neste 6 de dezembro. Em parceria com o grupo Justiceiras, diversas ações foram realizadas durante a partida. Em uma delas, estatísticas foram mostradas no telão do setor leste do estádio, com por exemplo, que 80% das vítimas relatam violência conjugal e 73% sofrem agressões dentro de casa.
O Corinthians conquistou o título jogando com: Letícia Izidoro, Katiuscia, Érika (Pardal), Poliana e Tamires (Victoria Albuquerque); Ingryd (Gabi Portilho), Gabi Zanotti, Diany (Grazi) e Giovanna Crivelari (Yasmin); Adriana e Gabi Nunes. O Avaí atuou com Bárbara, Bruna, Tuani, Simeia e Camila; Pat, Zoio (Sthephanie), Duda, Júlia e Catyellen (Barbara Melo); Lelê.
Confira todos os campeões do Brasileirão feminino de futebol:
2013 - Centro Olímpico-SP
2014 - Ferroviária-SP
2015 - Rio Preto-SP
2016 - Flamengo-RJ
2017 - Santos-SP
2018 - Corinthians-SP
2019 - Ferroviária-SP
2020 - Corinthians-SP