A saída do Grêmio, em 2017, não foi das melhores. O lateral-esquerdo Marcelo Hermes negou-se a renovar o contrato com o clube gaúcho, passou a treinar em separado e acabou saindo para o Benfica. Retornou ao Brasil, jogou por Cruzeiro e Goiás, e agora terá a oportunidade de voltar à Europa para jogar no Marítimo, de Portugal.
— Muito feliz com esse novo momento na minha carreira. Tive uma passagem pelo Benfica em 2017 e já conheço bem o país. A adaptação não será problema e a vontade de entrar em campo e fazer o que eu mais gosto é enorme — disse o jogador.
Natural de Sarandi, no interior do Rio Grande do Sul, o lateral de 25 anos teve passagem também pelas categorias de base do Inter, ainda que tenha sido revelado pelo Grêmio anos depois. Atualmente, estava no Cruzeiro, mas rescindiu de forma amigável e assinou contrato de duas temporadas com a equipe da Ilha da Madeira.
— Foi tudo muito rápido. Recebi a proposta e prontamente tive a solicitação atendida pela direção do Cruzeiro para deixar o clube. Acredito que esse retorno à Europa será um grande passo na minha carreira. Agora é trabalhar forte para ajudar o Marítimo na busca pelos seus objetivos — afirmou.
A última partida oficial de Marcelo Hermes foi em dezembro de 2019, justamente contra o Grêmio. Emprestado ao Goiás, ele atuou na vitória por 3 a 2 sobre os reservas do Tricolor, na última rodada do Brasileirão, no Estádio Serra Dourada. Deu uma assistência, inclusive.
O lateral foi apresentado pelo Marítimo no fim de semana e já se prepara para o Campeonato Português, que está previsto para iniciar no dia 20 de setembro. Na temporada passada, o novo clube de Marcelo Hermes terminou em 11ª, com 39 pontos — seis a mais do que o primeiro rebaixado.