A FMF (Federação Mineira de Futebol) definiu, em reunião com a Secretaria de Saúde do estado de Minas Gerais, sob gestão Romeu Zema (Novo), nesta quarta-feira (17), que o Campeonato Mineiro voltará a partir de 26 de julho, independentemente da curva de contágio do novo coronavírus, e com sede única.
A intenção da entidade é reunir os 12 clubes no mesmo município e disputar as seis datas restantes em até 18 dias. Será seguido um protocolo de segurança para evitar a proliferação da covid-19 em meio aos atletas. Belo Horizonte é o local predileto da FMF por se tratar do município mais desenvolvido do estado. Para isso, é preciso o aval de Alexandre Kalil (PSD), prefeito da capital mineira.
A diretoria da FMF aguarda novas exigências do governo de Minas Gerais para dar andamento à proposta. Os times serão isolados em hotéis da cidade com o intuito de disputarem os jogos. Os espaços sugeridos para a disputa dos confrontos são Mineirão, Independência e SESC Venda Nova. Não está descartada a utilização dos CTs de América-MG, Atlético-MG e Cruzeiro em uma eventual necessidade.
Adriano Aro, presidente da FMF, se manifestou sobre o tema logo após a reunião ocorrida nesta quarta-feira (17):
— Nossa proposta foi muito bem aceita pela Secretaria de Saúde. Estavam presentes membros do Coes (Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública). As alternativas foram vistas com bons olhos. Há uma previsão de pico para a primeira quinzena de julho. Caso essa proposta evolua, acreditamos que a partir de 26 de julho de 2020, possamos ter a marcação de jogos. A proposta engloba o isolamento de cada uma das equipes e a realização de jogos em uma única cidade.
— Haverá uma série de medidas de saúde necessárias para que todos os envolvidos sejam isolados, analisados e tenham certa segurança para a conclusão do campeonato. Teremos jogos oficiais, que se encerram em três semanas. A federação está muito otimista em relação a essa proposta. Nós próximos dias, aguardaremos as considerações do Coes para fecharmos o protocolo de término do Campeonato Mineiro 2020 — acrescentou.
Até o momento, somente cinco dos 12 participantes da Primeira Divisão do Estadual voltaram a treinar: América-MG, Atlético-MG, Boa Esporte, Cruzeiro e Tombense.