Porto Alegre completa 248 anos nesta quinta-feira (26). Nesta data, GaúchaZH fez uma lista de cinco jogadores nascidos na Capital que tiveram destaque no futebol mundial. Confira:
Ronaldinho
Sem dúvida, o maior nome do futebol nascido em Porto Alegre. Eleito duas vezes melhor do mundo, Ronaldinho conquistou a Copa do Mundo de 2002 e a Liga dos Campeões da Europa de 2006. Na volta ao futebol sul-americano ainda levou o Atlético-MG ao inédito título da Libertadores, em 2013. Aposentado em 2015, Ronaldinho conquistou 15 títulos e está na galeria dos maiores da história do esporte.
Mauro Galvão
Campeão brasileiro pelo Inter com 18 anos recém completados em 1979, Mauro Galvão atuou por seis temporadas no futebol europeu, onde defendeu o Lugano, de 1990 a 1996. No retorno ao Brasil, conquistou, entre outros títulos, a Recopa Sul-Americana pelo Grêmio, em 1996, e a Libertadores pelo Vasco, em 1998. Seu maior destaque internacional foi com a Seleção Brasileira. Ele foi titular na Copa do Mundo de 1990, na Itália, e na Copa América de 1989 conquistada pelo Brasil.
Anderson
Ainda que o final de carreira tenha sido melancólico com participações nos rebaixamentos de Inter e Coritiba, o meio-campista Anderson construiu uma carreira de sucesso na Europa. Sua maior glória foi a conquista da Liga dos Campeões pelo Manchester United, em 2008. O porto-alegrense ainda obteve títulos nacionais na Inglaterra e no Porto. Pela Seleção Brasileira esteve no grupo campeão da Copa América de 2007 e no elenco medalhista de bronze em Pequim-2008.
Batista
Meio-campista que defendeu Grêmio e Inter, Batista atuou em três clubes no futebol europeu. Na Itália defendeu Lazio e Avelino, enquanto em Portugal vestiu a camisa do Belenenses. O maior destaque internacional do ex-volante ocorreu na Copa do Mundo 1982. Titular diante da Argentina, ele ficou marcado por ter levado um pontapé de Maradona, que foi expulso na partida que o Brasil venceu por 3 a 1 e eliminou os rivais.
Tinga
Outro a vestir as camisas de Inter e Grêmio, Tinga virou ídolo na Alemanha, onde defendeu o Borussia Dortmund por quatro temporadas. O ex-meio-campista ainda jogou no Sporting, de Portugal, e no Kawasaki Frontale, do Japão.