A seleção brasileira de basquete masculino fechou a primeira janela das Eliminatórias da Copa América 2021 com 100% de aproveitamento. Após vencer o Uruguai, no sábado passado, em São José dos Pinhais-PR, por 83 a 72, os brasileiros voltaram à quadra na noite desta segunda-feira (24), em Montevidéu, e ganharam por 83 a 76, na prorrogação, após igualdade em 68 a 68 nos 40 minutos de jogo.
Com a vitória, o time treinado por Aleksandar Petrovic divide a liderança do Grupo B, com o Panamá, que voltou a derrotar o Paraguai, desta vez em Assunção, por 75 a 66. Os próximos jogos da seleção serão disputados em novembro, contra Panamá e Paraguai.
Diante dos uruguaios, o ala Georginho, com 18 pontos, cinco assistências e três rebotes, foi um dos destaques. O jogador do São Paulo acertou a bola decisiva, na prorrogação, quando o Brasil vencia por 77 a 76, com 40 segundos para o fim.
— Estava um pouco nervoso no primeiro jogo, e isso me atrapalhou. É a primeira vez que sou convocado pelo Petrovic. Mas conversamos para essa segunda partida e me soltei mais. É diferente de jogar no meu clube, onde atuo quase 40 minutos. Aqui tenho menos minutos e neste tempo que estou em quadra preciso dar o meu melhor e estar sempre com a energia alta — afirmou o camisa 14.
O próximo compromisso da seleção brasileira será o Pré-Olímpico de Split, na Croácia, que distribuirá uma vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio. O torneio será jogado entre 23 e 28 de junho. O Brasil estreia contra a Tunísia e depois pega a Croácia. Se avançar para a semifinal, cruza com México, Alemanha ou Rússia.