A partir das 19h deste sábado (29), a Apav Vôlei enfrenta o Uberlândia pela sexta rodada da Superliga B 2020. Será o terceiro compromisso da equipe em casa, no Ginásio Poliesportivo La Salle, em Canoas. Diante do JF Vôlei e do Lavras, ambos também de Minas Gerais, quase mil pessoas incentivaram o time, que está atrás da segunda vitória na fase de classificação do campeonato.
— Jogar em casa é sempre uma motivação a mais. A nossa torcida consegue perceber o esforço do nosso time e ter o entendimento do momento — observou o técnico Marcelinho Ramos.
Habitual período de festa ou descanso para muitos, o Carnaval foi de muita conversa, treino e ajustes em Canoas. Todos garantem concentração máxima para dar continuidade à evolução que a equipe vinha demonstrando antes dos resultados negativos nas últimas duas rodadas.
— Conversamos bastante durante a semana, sobre a parte anímica e os aspectos que precisamos melhorar. Trabalhamos muito a defesa, mas o principal foi o ataque, na tomada da melhor decisão — enfatizou Gustavo Endres, auxiliar técnico e gestor esportivo do clube.
Ainda com o líbero Pallotti e oposto Renan (campeão pelo Botafogo em 2019 e que ainda não estreou) em fase de recuperação médica, a expectativa é de mais um duelo parelho, marca registrada da Superliga B deste ano.
— Nossa motivação vem do equilíbrio do campeonato. Mesmo com nossas derrotas, percebemos que podemos vencer. Ficamos muito perto da vitória em todos os jogos e a oscilação vem justamente do pouco tempo de preparação. Esta será recém nossa sexta partida na temporada, enquanto nosso adversário vinha participando de outros amistosos e campeonatos — destacou Marcelinho.
Ainda nas palavras do treinador, será uma partida difícil e longa, que vai exigir paciência e principalmente saber fazer a leitura das mudanças que acontecem durante o jogo para poder se adaptar o mais rápido possível.
— É mais uma decisão. Conforme a competição vai se aproximando da reta final, precisamos ser mais consistentes e oscilar menos em todos os fundamentos. É como eu falo para o pessoal: não importa a forma que a gente começa, mas sim como vamos terminar. E tenho certeza de que vamos fazer um belo papel e conquistar a tão sonhada vaga para a Superliga A — concluiu o levantador e capitão Vitor Gelli.
Com seis pontos, a Apav ocupa o sexto lugar na tabela de classificação. Na primeira fase, os oito times enfrentam-se em turno único. Todos avançam às quartas de final com cruzamento olímpico (primeiro contra o oitavo colocado, segundo contra o sétimo, terceiro contra o sexto e quatro contra o quinto).