Nos últimos 30 anos, o sinônimo de fracasso no Super Bowl, a final do futebol americano, atende pelo nome de Buffalo Bills. A percepção pode até ser injusta, porque para chegar à decisão é preciso passar por 16 jogos na temporada regular e mais dois ou três eliminatórios. De 1990 a 1993, o Bills chegou quatro vezes seguidas ao maior evento esportivo dos EUA. Perdeu todas.
Ninguém é mais grato por isso do que o Minnesota Vikings. Se o Bills não existisse, o time de Minneapolis seria a imagem mais conhecida da derrota. No espaço de sete anos na década de 1970, o Vikings também chegou quatro vezes ao Super Bowl e foi derrotado em todas. Nunca mais conseguiu ir tão longe.
Na condição de zebra, a equipe tenta agora uma improvável quebra da escrita. Neste sábado (11), o time visita o San Francisco 49ers no que pode ser considerada a fase de semifinais da conferência nacional, um dos dois grupos da NFL. O vencedor de cada um deles disputa o Super Bowl em 2 de fevereiro, no Hard Rock Stadium, em Miami.
O 49ers fez a melhor campanha da NFC da temporada regular. Entre os classificados para os playoffs, o Vikings teve o pior ranking, com 10 vitórias e 6 derrotas. San Francisco ganhou 13 e perdeu 3.
— Não seria a primeira vez que vocês (jornalistas) acabariam surpreendidos por um time com pior ranking — disse na semana passada o quarterback do Vikings, Kirk Cousins.
Desde que os playoffs foram expandidos para 12 equipes, em 1990, duas vezes a sexta e última franquia classificada por uma conferência venceu o Super Bowl. Aconteceu com o Pittsburgh Steelers, em 2005, e o Green Bay Packers, em 2010.
Existe até mesmo a possibilidade de que neste ano os sextos colocados da NFC e da AFC (o outro grupo da NFL) se enfrentem na final. O Tennessee Titans, último classificado da AFC, enfrenta o favorito Baltimore Ravens também neste sábado. O otimismo da zebra ficou maior após o Vikings passar pelo favorito New Orleans Saints no último sábado (4), na primeira rodada dos playoffs.
Apesar da confiança, para surpreender Vikings e Titans terão de desafiar também uma tendência nos últimos anos. O último time que jogou o wild card (a primeira rodada dos playoffs, em que os dois times de melhor campanha de cada conferência não participam) e avançou ao Super Bowl foi o Ravens, em 2012. A equipe com mais vitórias na temporada regular pela NFC ou AFC chegou à final da NFL nos últimos seis anos.
Pelo sistema de classificação da liga, cada conferência tem 16 times divididos em 4 divisões. Avançam para os playoffs o vencedor de cada uma delas e as outras duas equipes de melhor campanha.
Caminho para o Super Bowl
Conferência Americana Semifinal
Sábado, 22h15min — Ravens x Titans
Domingo, 17h05min — Chiefs x Texans
Final – 19/1
Conferência Nacional Semifinal
Sábado, 18h35min — 49ers x Vikings
Domingo, 20h40min — Packers x Seahawks
Final – 19/1
Super Bowl – 2 de fevereiro, Miami