A penúltima rodada do Grupo B da Série C está sendo negativa para os gaúchos. Neste domingo, o Ypiranga perdeu por 1 a 0 para o Boa, no Estádio Colosso da Lagoa, em Erechim. Com o resultado, a equipe comandada pelo técnico Fabiano Daitx, que estava invicta há oito jogos, caiu para a quarta posição, com 25 pontos.
Na última rodada, o Ypiranga enfrenta o Juventude, no Alfredo Jaconi, precisando vencer para avançar sem depender de resultados paralelos. O único gol da partida em Erechim foi marcado aos 16 minutos do segundo tempo, com Raphael Luz. Com o resultado, o Boa, que apenas cumpre tabela neste final de primeira fase, foi a 20 pontos.
Na sexta-feira, o São José foi derrotado pelo Remo, no Mangueirão, no Pará, por 2 a 0 e saiu da zona de classificação às quartas de final. Além disso, o time comandado pelo técnico Rafael Jaques viu se encerrar uma invencibilidade de 13 jogos — a última derrota havia sido em 12 de maio, para o próprio Ypiranga.
Apesar do resultado ruim, o São José depende apenas de si para se classificar às quartas de final. Na última rodada da fase de grupos, no próximo domingo, o Zequinha encara o Volta Redonda, no Passo D'Areia, precisando vencer para avançar.
Nesta segunda-feira, às 20h, o Juventude entra em campo no encerramento da penúltima rodada. O clube da Serra enfrenta o Volta Redonda, no Estádio Raulino de Oliveira, no Rio de Janeiro. Com 27 pontos, o Ju lidera o Grupo B e garante classificação às quartas de final em caso de empate ou vitória.
Na Série C, os 20 clubes são divididos em dois grupos de 10 times cada. Eles se enfrentam em turno e returno dentro das chaves. Os dois piores de cada grupo são rebaixados à Série D, enquanto os quatro melhores avançam às quartas de final.
Quem passar deste primeiro mata-mata já estará classificado para a Série B de 2020. Como os cruzamentos ocorrem entre os times do Grupos A contra o times do Grupo B, os três times gaúchos podem subir de divisão juntos.