Campeã gaúcha de futsal em 2018, a ACBF só teve garantida sua participação na Taça Brasil, que reúne os campeões estaduais do esporte, na manhã desta segunda-feira (5), dia em que começa a competição em Erechim. A decisão foi anunciada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol de Salão (STJDFS), em Fortaleza.
No ano passado, o time de Carlos Barbosa venceu a Liga Gaúcha, competição que até então tinha a chancela da Federação Gaúcha de Futsal (FGFS), que não organizou campeonato da primeira divisão. Em 2019, houve um racha entre FGFS e Liga, e com isso, a federação não indicou a ACBF para a Taça Brasil. No seu lugar, foi indicada a a Assoeva, de Venâncio Aires, que terminou o estadual de 2018 na terceira colocação. O vice-campeão foi o Atlântico de Erechim, que já tinha a vaga garantida por ser da cidade sede deste ano.
A ACBF entrou com recurso contra a indicação da Federação, mas perdeu na instância estadual por quatro votos a três. O clube buscou, então, recurso mo tribunal superior, no Ceará, e ganhou a causa.
"Apesar de ter abdicado do direito de disputar a Série Ouro em 2019, não há elementos nos autos que indiquem que a mesma não se encontra regularmente filiada à Federação Gaúcha da modalidade, nem de qualquer outro fator impeditivo de sua participação. Não visualizo, por fim, grave risco de irreversibilidade. Com base em tudo o que exposto anteriormente, em sede de juízo de cognição sumária, defiro o efeito suspensivo em questão, no sentido de determinar a inclusão da Associação Carlos Barbosa de Futsal na XLVI Taça Brasil de Clubes", escreveu o relator, Luís Eduardo Temóteo.
O que disseram:
A ACBF, por meio dos seus advogados
"Essa decisão do STJD acaba por corrigir um equívoco por parte da TJD da Federação Gaúcha, que havia indicado outra equipe na vaga com conquistada pela equipe de Carlos Barbosa para a disputa da Taça Brasil 2019, direito este adquirido em quadra"
A Assoeva, por nota oficial
"A Assoeva lamenta a decisão do STJDFS e da Confederação Brasileira de Futebol de Salão que a excluiu da 46.ª Taça Brasil de Futsal, que inicia nesta segunda-feira, dia 5, na cidade de Erechim.Entendemos que os participantes do torneio são os atuais campeões de cada Estado e por esta razão a vaga do RS seria da ACBF. No entanto, os clubes que disputam a Taça Brasil precisam estar filiados e jogando as competições no seu Estado organizadas pelas respectivas federações estatuais, o que não é o caso da ACBF. O clube sente-se desrespeitado com esta decisão arbitrária tomada para favorecer o time de Carlos Barbosa. Além disso, é vergonhoso a falta de consideração com a nossa equipe, que já estava com seu calendário alterado para poder participar da competição e já estava até em deslocamento a Erechim".