Não é só no topo da pirâmide do futebol brasileiro que o futebol gaúcho vive grande momento. Além de Grêmio e Inter terem vencido os jogos de ida das semifinais da Copa do Brasil e estarem classificados para as quartas da Libertadores, há três times do RS que se encaminham para o mata-mata também na Série C. Faltando duas rodadas para o final da primeira fase, Juventude, Ypiranga e São José estão a poucos pontos de avançar e seguir sonhando com a Segunda Divisão em 2020.
A situação mais cômoda é a do Juventude. Líder do Grupo B, o time de Caxias do Sul pode se classificar já nesta rodada. Se vencer o Volta Redonda na segunda-feira, fora de casa, a equipe de Marquinhos Santos estará garantida nas quartas de final, independentemente dos demais resultados.
O Ypiranga, terceiro lugar, também pode ficar com a vaga encaminhada. Sem perder há oito jogos, série iniciada com uma goleada de 4 a 1 sobre o Juventude, a equipe de Erechim enfrenta o Boa, em casa, no domingo. Os mineiros estão no limbo, quase sem chances de cair e impedidos de se classificar. Com a defesa sólida de Fabiano Daitx, a zaga levou apenas nove gols, o menor índice da competição ao lado do Paysandu.
Em quarto lugar, o São José ostenta números positivos na frente. Com 21 gols, é a equipe mais goleadora da chave e a que está há mais tempo sem perder — o que, aliás, só ocorreu uma vez em 16 jogos. Já se vão 13 partidas de invencibilidade para os comandados de Rafael Jaques, que hoje à noite enfrentam o Remo, no Mangueirão.
A rodada final será toda no domingo, 25 de agosto, às 18h. Os quatro primeiros de cada grupo se classificam. E as quartas de final preveem confrontos dos classificados do Grupo A contra os do Grupo B. Quem passar pelo primeiro mata-mata garante vaga na Série B do ano que vem. Assim, é possível que os três gaúchos avancem juntos.
O que significa ter os três clubes na zona de classificação para a segunda fase da Série C?
"Significa o triunfo do estilo de jogo competitivo do futebol gaúcho, aliado à adaptação das características de outras escolas, como Minas Gerais, Rio de Janeiro e Pará, nesta competição."
Rafael Jaques, técnico do São José
"É um momento importante e positivo para o futebol gaúcho. Isso mostra a força e a qualidade do trabalho desenvolvido no Estado, especialmente no Interior, já que são inúmeros os exemplos de atletas e treinadores que se formam aqui e em pouco tempo ganham espaço no cenário nacional."
Marquinhos Santos, técnico do Juventude
"Significa que o futebol gaúcho está buscando espaço. Que a competição é muito equilibrada e que podemos ter três times a mais na Série B em 2020 (o Brasil-Pel disputa atualmente a Segunda Divisão). Isso representaria um ganho enorme ao Estado."
Fabiano Daitx, técnico do Ypiranga