A sexta-feira (9) também foi de conquistas para o judô brasileiro nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. Com um ouro, uma prata e um bronze, os três judocas brasileiros que entraram no tatame do Complexo de Videna subiram ao pódio.
O destaque do dia foi a campeã olímpica Rafaela Silva. Depois de uma prata em Guadalajara 2011 e um bronze em Toronto 2015, a carioca conquistou a medalha dourada na categoria até 57kg. Na final, ela venceu a dominicana Ana Rosa com uma chave de braço.
— Com certeza (era a medalha que estava faltando na coleção). Eu estava me cobrando tinha um tempo. O primeiro Pan-Americano eu fui prata, nos últimos Jogos eu fui bronze. O ouro eu não tinha, não cheguei perto. Então era uma coisa que vinha cutucando na minha cabeça. Jogos Pan-americanos são sempre amarrados, estou muito feliz com meu resultado — disse a campeã pan-americana.
Antes dela, o gaúcho Daniel Cargnin subiu no tatame e levou a prata na categoria até 66kg. Na decisão, o jovem atleta da Sogipa foi derrotado pelo dominicano Wander Mateo por um wazari. E, para finalizar o dia, Jeferson Santos Jr. levou o bronze para casa. Na disputa pelo terceiro lugar, o paulista da categoria até 73kg venceu o mexicano Eduardo Araujo.
Na última quinta-feira (9), o judô brasileiro conquistou dois ouros. No sábado (10), dois sogipanos entrarão no tatame: a gaúcha Aléxia Castilhos (-63kg) e o paulista Rafael Macedo (-70kg). Além deles, Ellen Santana (-70kg) e Eduardo Yudy (-81kg) também brigarão por medalhas.