Em busca de sua quinta medalha de ouro, o Brasil faz sua estreia no torneio masculino de vôlei nos Jogos Pan-Americanos de Lima, nesta quarta-feira (31), contra o México. A partida está programada para às 22h30min (de Brasília), no Polideportivo de Callao.
A equipe brasileira será comandada pelo gaúcho Marcelo Fronckowiak, assistente técnico do também gaúcho Renan Dal Zotto na seleção principal. Com ampla experiência internacional com o grupo brasileiro e como treinador de clubes no exterior, o comandante ressalta a importância de dirigir o time no Pan.
— Essa é uma rotina completamente diferente da que temos em outras competições, onde estamos em um hotel, uma estrutura bem tranquila. Aqui convivemos com um exército de atletas das mas diversas modalidades. É tudo muito interessante. É importante pegar essas referências — afirma Fronckowiak.
Outro gaúcho na equipe é o central Éder Carbonera, campeão olímpico nos Jogos Rio 2016, que será o capitão da seleção no Pan.
— O nosso time está ansioso e empolgado para a estreia. Todos chegaram em um nível muito bom, tanto físico, quanto técnico. Já temos uma noção dos times que vamos enfrentar. Sabemos que os principais adversários são Cuba, que tem uma equipe muito forte fisicamente e é um dos favoritos; e a Argentina, que tem uma mescla de jogadores mais experientes, que jogaram a Liga das Nações, com outros mais jovens. O time dos Estados Unidos vai brigar também — acredita o jogador de 35 anos, que em 2011 esteve presente no time campeão dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara.
Em Lima, o Brasil faz parte do Grupo B com México, Chile e Estados Unidos. A outra chave é composta por Argentina, Cuba, Peru e Porto Rico.
Confira os jogadores da seleção masculina de vôlei no Pan:
- Levantadores — Thiaguinho e Carísio;
- Opostos — Abouba e Felipe Roque;
- Centrais — Éder Carbonera, Cledenilson e Matheus;
- Ponteiros — Lucas Lóh, Kadu, Honorato e Rodriguinho e
- Líbero — Rogerinho.