Foi um dia quase perfeito para Gabriel Medina em Jeffreys Bay, na África do Sul. Com nota de 19.50 de um máximo de 20, ele superou Ítalo Ferreira e conquistou, nesta sexta-feira (19), a sexta etapa do Circuito Mundial de Surfe — sua única conquista na temporada até agora.
Na primeira final totalmente brasileira da história da etapa, o atual campeão mundial saiu atrás, mas, com pontuações de 9,73 e 9,77, virou o placar contra seu compatriota. Foi a primeira conquista de Medina na praia sul-africana.
A vitória fez o brasileiro subir uma posição no ranking mundial da WSL (sigla em inglês para Liga Mundial de Surfe). Com 26.895 pontos, ele ocupa apenas a sétima posição na tabela, quase 7.000 pontos atrás do líder, Kolohe Andino (EUA).
A vice-liderança do ranking é de outro brasileiro, Filipe Toledo, com 33.280 pontos — menos de 600 atrás de Andino. Ambos caíram na semifinal em Jeffreys Bay.
Com o segundo lugar, Ítalo Ferreira subiu duas posições na tabela e agora é quarto colocado. A terceira posição é de John John Florence, que está fora da temporada, porque rompeu o ligamento cruzado.
A próxima etapa do Mundial é em Teahupo'o, no Taiti, no final de agosto. Em 2018, o campeão foi Gabriel Medina.