Campeão da Divisão de Acesso, o Ypiranga precisou aliar a técnica do time, o aspecto emocional de uma reta final de campeonato e o cansaço físico acumulado após longas viagens pelo Rio Grande do Sul e pelo país, após o início da Série C do Brasileiro. Nos últimos dois meses, o time de Erechim percorreu quase 18 mil quilômetros em viagens para jogos das duas competições.
A maratona de jogos começou no dia 24 de abril, no jogo de volta das quartas de final da Divisão de Acesso. O time canarinho atravessou o Estado para enfrentar o São Paulo-RG, em Rio Grande, numa viagem de 635 quilômetros com oito horas de duração. No Aldo Dapuzzo, eliminou o time da região sul nos pênaltis. Antes de decidir a semifinal da segunda divisão gaúcha, o Ypiranga viajou até o Acre. Arrancou um empate contra o Atlético-AC pela segunda rodada da Série C. Para fazer os 3,7 mil quilômetros, o Ypiranga precisou de 21 horas entre o deslocamento para o aeroporto de Chapecó e as conexões em São Paulo e Brasília.
— Essa foi a logística mais difícil. Nosso tempo de espera em São Paulo foi de mais de sete horas. Aproveitamos o tempo para treinar em uma academia de Guarulhos e usamos sete táxis para os deslocamento dos jogadores — comentou o diretor de futebol do Ypiranga, Renan Mobarack.
Passada a primeira partida fora de casa pela competição nacional, o time de Erechim precisou reunir forças para reverter a vantagem do Glória e, em Vacaria, distante 210 quilômetros de casa, vencer no tempo normal e nos pênaltis. A vitória deu vaga à final e o acesso ao Gauchão do ano que vem.
O roteiro do mês de maio teve ainda uma viagem para Belém, no Pará, distante 3,5 mil quilômetros de Erechim, onde o time de Fabiano Daitx ficou no 0 a 0 com o Remo. Por fim, a decisão da Divisão de Acesso, em Bento Gonçalves. O time de Erechim viajou mais 250 quilômetros para vencer o time da Serra por 2 a 1 e garantir o título da competição.
— O grupo de jogadores nunca demonstrou cansaço, sempre esteve interessado em treinar e jogar. As longas viagens serviram para a aproximação do grupo e para a ótima relação entre os jogadores — comemorou Mobarack.
Após as comemorações pelo título da Divisão de Acesso, o time de Erechim volta as atenções para a competição nacional. O Ypiranga é quinto colocado no Grupo B da Série C, com cinco pontos. No próximo domingo, enfrenta a Tombense no Colosso da Lagoa.
Viagens do Ypiranga nos últimos dois meses:
24/4: Rio Grande - 635 quilômetros
5/5: Rio Branco (AC) - 3.735 quilômetros
8/5: Vacaria - 210 quilômetros
20/5: Belém (PA)- 3.525 quilômetros