O suíço Roger Federer se classificou nesta quinta-feira (9) às quartas de final do Masters 1000 de Madri após vencer o francês Gael Monfils (18°) por 2 sets a 1, com parciais 6/0, 4/6, 7/6 (3). O tenista número 3 do mundo não teve jogo fácil, precisou suar e sobreviver a dois match-points para vencer após duas horas de partida.
No primeiro set, Federer deu a impressão de que avançaria sem sustos e rapidamente, aplicando um "pneu" em Monfils, que não conseguia lidar com a precisão do suíço. O francês, porém, recuperou-se na segunda parcial, e, após abrir 5/4, quebrou novamente o serviço de Federer para empatar a partida.
No terceiro set, Monfils, agressivo e movendo Federer no fundo da quadra, chegou a abrir 2/0, colocando o adversário em situação complicada. Mas, quando parecia que haveria uma surpresa em Madri, Federer, perdendo por 4/2, voltou a mostrar sua frieza, buscou o empate e resistiu a dois match-points a favor de Monfils, quando o francês vencia por 6/5.
No tie-break, o francês não viu a cor da bola, e Federer fechou o set decisivo com facilidade em 7-3, avançando para enfrentar nas quartas de final o austríaco Dominic Thiem, número 5 do mundo.