A nadadora lituana Ruta Meilutyte, que no ano passado reconheceu sofrer de depressão, decidiu se aposentar das piscinas aos 22 anos, anunciou nesta quarta-feira, após uma carreira esportiva na qual se sagrou campeã olímpica dos 100 metros nado peito nos Jogos de Londres-2012, quando tinha apenas 15 anos.
A federação lituana de natação havia explicado no início do mês que Meilutyte corria o risco de sofrer suspensão de dois anos por ter faltado a três exames antidoping, situação que a deixaria fora dos Jogos de Tóquio-2020, o que pode ter influenciado na decisão da nadadora.
Quando tinha apenas 15 anos, Meilutyte conquistou o ouro nos 100 metros nado peito nos Jogos Olímpicos de Londres, antes de vencer o Mundial de Barcelona, no ano seguinte.
Ao longo da carreira, a lituana venceu 20 medalhas de ouro em diferentes competições internacionais, segundo a federação lituana.
"Estou preparada para começar um novo capítulo de minha vida. Obrigado a todos os que me apoiaram neste caminho", declarou a agora ex-nadadora em comunicado, explicando que quer voltar aos estudos "e viver coisas simples, crescer, se conhecer melhor e conhecer o mundo".
Em 2018, a nadadora anunciou que sofria de depressão. Não voltou a competir desde o Mundial deste ano na China, onde não foi capaz de se classificar para as finais de suas provas.
* AFP