Com um gol de Cristiano Ronaldo em sua volta após uma contusão, a Juventus, conseguiu arrancar um empate (1-1) nesta quarta-feira em Amsterdã contra o Ajax que lhe dá uma certa tranquilidade para decidir em casa a vaga nas semifinais da Liga dos Campeões.
O atacante português, que machucou a coxa direita em um jogo da seleção de Portugal no dia 25 de março, abriu o placar pouco antes do intervalo (45). Mas o brasileiro David Neres igualou para o Ajax logo no início do segundo tempo (46) deixando tudo em aberto para o jogo de volta que está marcado para a próxima terça-feira em Turim.
O Ajax foi fiel a seu estilo e jogou um futebol envolvente e ofensivo, chegando a ter mais posse de bola (58%) e buscando mais a área adversária do que os italianos (17 chutes a gol contra 6), diante de uma Juventus que quase não assustou o goleiro adversário, principalmente na segunda etapa, e que pode dar graças a Ronaldo pelo bom resultado obtido na capital holandesa.
Foi o gol de número 125 do astro português na Liga dos Campeões (41 deles marcados a partir das quartas de final), competição em que é o maior artilheiro da história.
- CR7 faz a diferença -
A partida começou com muita intensidade e a Juventus só precisou de dois minutos para dar o primeiro susto à torcida holandesa na Johan Cruyff Arena, com um chute de Federico Bernardeschi, após uma tabela com o uruguaio Rodrigo Bentancur, que saiu um pouco alto.
O Ajax respondeu com um potente tiro do marroquino Hakim Ziyech que foi defendido pelo goleiro polonês Wojciech Szczesny (6).
O meia-atacante foi o jogador mais perigoso do time da casa nos primeiros minutos e obrigou o goleiro da Juventus a fazer grandes defesas em outras duas ocasiões (12 e 19). Mas a chance mais clara de todas foi a de Donny Van de Beek, com uma bomba de esquerda de dentro da área que passou raspando a trave (26).
O Ajax dominava e a Juve buscava alguma chance de gol: em uma delas, em um contra-ataque, Frenkie de Jong evitou no último momento que Bernardeschi marcasse (29). Minutos depois o atacante italiano, o mais participativo da Juventus no primeiro tempo, disparou rente à trave (37).
Cristiano Ronaldo, como havia sido anunciado por seu técnico Massimiliano Allegri na véspera, foi titular, mas pouco apareceu no primeira tempo, até que quase no intervalo, justificou a escolha do treinador.
O craque se infiltrou na área em grande velocidade e concluiu de cabeça com força um cruzamento de seu compatriota João Cancelo para bater o goleiro camaronês André Onana (45).
- Ajax reage no segundo tempo -
O time holandês não quis perder tempo na segunda etapa. Logo no primeiro minuto, David Neres tomou a bola na ponta esquerda e a conduziu até o interior da área, onde chutou de direita, longe do alcance de Szczesny (46), incendiando a torcida.
O lateral argentino Nicolás Tagliafico quase ampliou pouco depois com uma bomba de pé esquerdo (49) e Neres ainda marcou mais um gol em seguida, mas o árbitro anulou (51) o lance acusando impedimento.
Com o passar dos minutos, a Juventus pareceu igualar as forças, mas criando pouco perigo no ataque, enquanto que o Ajax manteve suas chances de gol. O chute mais perigoso foi o do jovem Jurgen Ekkelkamp, que mais uma vez foi defendido por Szczesny (83).
Na reta final da partida a Juve assustou e poderia ter levado a vitória, após uma bela jogada do brasileiro Douglas Costa que terminou com um chute na trave (85). Cancelo também poderia ter feito o gol que daria o triunfo ao time italiano, mas Onana defendeu (88).
O empate parece um resultado muito mais positivo para a Juventus do que para o Ajax. mas os italianos não podem ficar tão tranquilos: nas oitavas de final, o Real Madrid, atual tricampeão da Champions, venceu por 2 a 1 em Amsterdã e na volta perdeu de 4 a 1 para os holandeses em pleno Santiago Bernabéu.
Tudo será decidido na terça, em Turim, e o vencedor vai enfrentar nas semifinais quem ganhar o duelo entre Tottenham e Manchester City. Os Spurs possuem uma vantagem após vencerem o primeiro jogo por 1 a 0 na terça-feira, em Londres.
* AFP