Em abril do ano passado, foram iniciados os rumores de que a Seleção Brasileira voltaria a ter uma camisa de jogo branca. Agora, o site Todo Sobre Camisetas traz a primeira imagem da peça, assinada pela Nike. O uniforme será vestido neste ano, na Copa América – que será disputada no Brasil. Seu lançamento oficial ainda não tem data marcada.
A camisa apresenta o mesmo template da nova camisa 1, que ainda será lançada, mas também já foi vazada. Segundo o site, a camisa branca vai substituir temporariamente a camisa azul como a segunda da Seleção. O motivo é um tributo aos 100 anos do primeiro título do Campeonato Sul-Americano do Brasil.
A Seleção nasceu de camisa branca, em 1914. No entanto, a peça ficou marcada pelo vice na Copa do Mundo de 1950 e foi sendo abandonada aos poucos por superstição. Em 1952, na primeira competição após a Copa de 1950, a Seleção ainda conquistou o Pan-Americano vestido de branco. Na Olimpíada de 1952, a Seleção jogou pela primeira vez de amarelo, com o Cruzeiro do Sul e a inscrição "Brasil" em letras garrafais na parte da frente.
A camisa branca seguiu sendo utilizada em 1953, e o modelo da Seleção Brasileira nos moldes atuais surgiu neste mesmo período. Naquele ano, o jornal carioca Correio da Manhã abriu um concurso para que pessoas de todo o país enviassem sugestões de modelos. Ganhou o modelo desenhado pelo gaúcho Aldyr Schlee, então com 19 anos, que como recompensa faturou o equivalente a R$ 20 mil e um estágio no Correio da Manhã, no Rio de Janeiro. A nova camisa, com amarelo como cor predominante, teve sua estreia no início de 1954 e desde então virou pentacampeã mundial.
No entanto, a camisa branca teve ainda algumas outras aparições. Em 1956, o Brasil enfrentou a Itália de branco em amistoso no San Siro. Um ano depois, o Brasil vestiu branco diante do Chile em jogo pelo Campeonato Sul-Americano, no Peru. Até mesmo para uma Copa a camisa branca voltou a ser levada. Em 1962, após a Seleção só ter viajado com camisas amarelas para a Suécia e passado sufoco para jogar a final, precisando comprar camisas azuis às pressas, a delegação foi para o Mundial do Chile também com o kit azul (como segundo uniforme) e o kit branco (como terceiro uniforme), apesar de ambos os uniformes alternativos não terem sido utilizados no fim das contas.
Há relatos também de que a Seleção Brasileira jogou de branco um amistoso em São Paulo contra um time italiano nos preparativos para a Copa de 1970.
A Seleção voltou a utilizar camisas brancas em um amistoso disputado no dia 19 de maio de 2004, contra a França. O amistoso marcava as comemorações dos 100 anos da Fifa e reuniu as duas últimas seleções campeãs do mundo. A Seleção atuou no primeiro tempo com réplicas do modelo de 1914, com gola polo branca e faixas azul nas mangas. Foi a última vez que o Brasil utilizou camisas brancas.