Dominic Thiem conquistou seu primeiro Masters 1000, no último domingo (17), nos Estados Unidos. O austríaco sagrou-se em Indian Wells após vencer, de virada Roger Federer por 2 sets a 1, com parciais 3/6, 6/3 e 7/5, em 2h02min. Esse é o 11º título do jovem tenista de 25 anos, e o mais importante de sua carreira. Já o jogador suíço, de 37 anos, buscava seu sexto troféu do torneio californiano.
— Foi uma grande semana para mim embora não tenha funcionado bem hoje. Felicidades para Dominic, você mereceu — disse Federer.
O suíço chegou ao duelo depois de ter avançado à final sem entrar na quadra nas semifinais, devido à lesão e desistência do espanhol Rafael Nadal. Já Thiem, precisou vencer Milos Raonic para chegar a decisão.
— Roger, é um prazer por ainda poder competir com você, aprender tanto com você, jogar contra uma das maiores lendas de todos os tempos. Sou um grande fã desde pequeno, é incrível para mim. Acho que não é meu direito te dar parabéns, você tem 88 títulos a mais do que eu (risos). Espero que você possa jogar por mais alguns anos e a gente possa fazer mais algumas grandes finais. Obrigado por tudo — disse Thiem em seu discurso de encerramento.
Com o resultado, o austríaco interrompe uma sequência de 10 vitórias seguidas do ex-número 1 do mundo e assumiu o 4º lugar do ranking nesta segunda-feira (18). Federer caiu para a 5ª colocação.