A dupla Gre-Nal terá representante único na reunião que os clubes brasileiros já garantidos na Libertadores terão nesta segunda-feira (26) com a CBF, na sede da entidade. Por dificuldade de voo, o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Júnior, pediu a seu colega do Inter, Marcelo Medeiros, que o represente no encontro.
– Provocado pelo presidente do Flamengo, faremos uma reunião na CBF com os clubes que já estão na Libertadores, para conversar com o órgão máximo que regula o futebol brasileiro, para que os clubes tenham posição junto à Conmebol. Testemunhamos, nesse final de semana, um episódio que nunca tinha acontecido. A Conmebol precisa dar atenção a parte que fala português, para que no meio da competição, os clubes não sejam prejudicados e tenham voz sozinhos – explicou Medeiros, após o 2 a 0 do Inter sobre o Fluminense.
Constam na pauta da reunião, proposta por Eduardo Bandeira de Melo, presidente do Flamengo, a divisão das cotas de transmissão da televisão e a utilização da arbitragem de vídeo. Outros assuntos previstos eram logística e segurança para equipes visitantes.
— Já dei minha posição. Nosso pleito é a proporcionalidade dos recursos (de transmissão). No mínimo, 50 a 55% — disse Bolzan.
Na prática, os clubes brasileiros irão exigir da Conmebol uma fatia maior do bolo financeiro gerado pelas transmissões, que, nos últimos anos, têm ficado em maior parte com os clubes argentinos.
O dirigente do Grêmio disse ter conversado por telefone com os representantes dos demais clubes e também com Rogério Caboclo, presidente da CBF.
A escolha da sede da CBF como local para o encontro se deve à busca por parte dos clubes de um apoio e amparo da entidade em relação às reivindicações que saírem da reunião que acontecerá no final da tarde.