A noite desta quarta-feira (8) será para quem gosta de Libertadores ficar como o Maurício Barbieri na foto abaixo: com os olhos fixos na bola. Depois de Grêmio e Estudiantes abrirem as oitavas de final, outras três partidas dão seguimento ao primeiro mata-mata da competição continental depois das fases iniciais.
Vamos por ordem cronológica: às 19h30min, o Boca Juniors recebe o paraguaio Libertad na Bombonera. Mais tarde, três brasileiros em campo. Às 21h45min, o Maracanã recebe o confronto entre Flamengo e Cruzeiro, na reedição da final da Copa do Brasil de 2017 vencida pelos mineiros. No mesmo horário, o Corinthians encara o Colo-Colo, no Chile.
21H45MIN – FLAMENGO X CRUZEIRO
Apenas dois confrontos das oitavas de final serão entre dois times do mesmo país: Racing x River Plate, que começa amanhã em Avellaneda, e Flamengo e Cruzeiro, que ocorre nesta quarta-feira (8), às 21h45min, no Maracanã.
Na Libertadores, o Cruzeiro tenta voltar às quartas de final pela primeira vez desde 2015, quando acabou derrotado pelo River Plate. Para isso, a equipe busca reverter um retrospecto negativo: não vence o Flamengo no Maracanã há nove anos.
A última vez que os mineiros bateram o time carioca no estádio foi pela 20ª rodada do Brasileirão de 2009. Desde então, são cinco jogos no Maracanã, com três derrotas do Cruzeiro e dois empates.
Ontem, o técnico Mano Menezes fechou o treinamento e fez mistério quanto à escalação que vai a campo nesta noite. Uma troca é certa em relação à equipe que vinha disputando os últimos jogos: Edílson, depois de duas partidas fora, volta ao time titular por causa da suspensão de Romero. No ataque, a dúvida é entre Raniel e Barcos. A provável escalação de Mano Menezes tem Fábio; Edilson, Dedé, Leo e Egídio; Henrique e Lucas Silva; Robinho, Thiago Neves e Arrascaeta (Rafinha); Barcos (Raniel).
Pelo Flamengo, Maurício Barbieri terá um grande desfalque: Lucas Paquetá, um dos principais destaques no meio-campo da equipe durante a temporada, está suspenso pelo segundo cartão amarelo. O clube carioca tenta voltar às quartas de final da Libertadores pela primeira vez desde 2010, quando acabou eliminado pela Universidad de Chile. O provável Flamengo tem Diego Alves; Rodinei, Réver, Léo Duarte e Renê; Cuéllar, Jean Lucas, Diego e Everton Ribeiro; Vitinho (Marlos Moreno) e Uribe. Quem passar deste confronto encara Boca Juniors ou Libertad na próxima fase.
21H45MIN – COLO-COLO X CORINTHIANS
Um dos principais destaques do Corinthians nesta temporada, o paraguaio Romero completa nesta quarta-feira (8), contra o Colo-Colo, no Estádio Monumental de Santiago, 200 jogos com a camisa do clube paulista. O atacante chega com ânimo ao confronto desta noite: nas últimas seis partidas, marcou seis gols.
Com Romero, o Corinthians tenta voltar às quartas de final da Libertadores pela primeira vez desde 2015. Em 2016, o clube chegou às oitavas, mas acabou eliminado pelo Nacional-URU, no Itaquerão, com grande atuação de Nico López, que mais tarde foi comprado pelo Inter.
19H30MIN – BOCA JUNIORS X LIBERTAD
Em Buenos Aires, na Bombonera lotada, Boca Juniors e Libertad começam, às 19h30min, a definir uma vaga entre os oito melhores da competição. Para o confronto desta noite, o Boca terá a estreia de Esteban Andrada, goleiro de 27 anos que fará a sua primeira partida com o time titular.
Na fase de grupos da competição, o time argentino conseguiu apenas duas vitórias e foi buscar a classificação só na última partida – e graças, também, ao Palmeiras, que derrotou o Junior-COL. Já o Libertad fez uma boa campanha na primeira fase e ficou com a liderança do Grupo C.