Atual vice-líder do ranking da ATP, o suíço Roger Federer é um dos tenistas que não se opôs à reforma proposta pela ITF para a Copa Davis. No entanto, o dono de 20 títulos de Grand Slam tem uma opinião formada a respeito do papel de Gerard Piqué nessas mudanças.
– Eu apoio as inovações, nem tudo é negativo na nova Copa Davis – expressou o suíço, antes de explicar suas preocupações com o idealizador do novo formato, o zagueiro do Barcelona e da seleção espanhola de futebol, Gerard Piqué. – Agora a ATP, ITF e Laver Cup têm que se reunir para discutir. Para nós tenistas, é um pouco estranho que um jogador de futebol venha interferir em nosso mundo. Acho que ele deve agir com muita cautela. Não podemos deixar a Copa Davis se transformar em uma Copa Piqué.
Inicialmente, a nova competição está prevista para novembro de 2019, mas Gerard Piqué já iniciou as negociações para realizar a competição no mês de setembro. De acordo com o futebolista catalão, a melhor data para a realização coincide com a data da Laver Cup, organizada por Roger Federer, entre os dias 20 e 22 de setembro.