A derrota para o austríaco Dominic Thiem, nesta sexta-feira (11), nas quartas de final do Masters 1.000 de Madrid, não só derrubou a sequência de 50 sets vencidos por Rafael Nadal no saibro, como também impediu que o espanhol Rafael Nadal se mantivesse no topo do ranking mundial.
Campeão da temporada passada na Caja Mágica, Nadal defendia 1.000 pontos. Porém, com a derrota, ele descartará 820 pontos e terá 7.950 na atualização que será feita pela Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), na próxima segunda-feira (14), e acabará sendo ultrapassado pelo suíço Roger Federer, que não está jogando a temporada de saibro, e não tem pontos a defender e seguirá com seus 8.670.
De volta à liderança, Federer irá ocupar o posto pela 310ª semana em sua carreira. Porém, o suíço poderá ser ultrapassado por Rafael Nadal já na próxima semana, quando mais uma vez não irá jogar, enquanto o canhoto espanhol atuará no Masters 1.000 de Roma, na Itália, e caso consiga erguer o troféu pela oitava vez, irá reassumir o posto de número um do mundo.