O brasileiro Italo Ferreira conquistou sua primeira etapa do Circuito Mundial de surfe ao superar na decisão de Bells Beach, na Austrália, ninguém menos do o herói local Mick Fanning, tricampeão do mundo e quatro vezes vencedor da competição.
O última dia de competições foi encerrado no final da noite desta quarta-feira (quinta-feira na Austrália) com ondas de 1m50cm a 2m20cm.
Na final, Italo somou 15,66 contra 12,83 do australiano. O evento marcou a despedida de Fanning, depois de 17 anos na elite do surfe e 22 vitórias do CT.
– Hoje foi realmente especial. Eu sempre disse que queria terminar o ano aqui em Bells. Muito obrigada a todos. Foi incrível ver todo o apoio dos fãs – disse o australiano.
Aos 23 anos, Italo teve um desempenho memorável na segunda etapa da temporada. O surfista potiguar superou o compatriota Gabriel Medina (campeão mundial de 2014) nas semifinais, Ezekiel Lau (HAV) nas quartas de final e Filipe Toledo na terceira rodada.
– Não posso acreditar. Comecei devagar, mas depois foi incrível. Mick é um dos meus surfistas favoritos no mundo, ele é meu herói. Foi inacreditável.
O resultado levou Italo à liderança do ranking mundial, com a mesma pontuação (11.665) do australiano Julian Wilson, campeão da primeira etapa de 2018, na Gold Coast. Medina é o sétimo colocado, com 7.750 pontos.
Outro brasileiro no top 10 é o catarinense Tomas Hermes, que chegou à semifinal em sua primeira etapa na elite do surfe (6,505 pontos). A próxima etapa em Margaret River, também na Austrália, de 11 a 22 de abril.