A oitava posição na fase de grupos da Superliga masculina de vôlei rendeu ao Lebes Canoas a sua quinta classificação aos playoffs em seis participações na principal competição da modalidade no país. Mas também resultou em um confronto cruel contra o multicampeão Sada Cruzeiro, o líder da primeira fase, pelas quartas de final. Às 19h deste sábado, as equipes se enfrentam pela partida de ida da melhor de três em Contagem, Minas Gerais – quem vencer duas vezes avança à semifinal para enfrentar Funvic Taubaté ou Minas Tênis Clube.
Natural de Três de Maio, Marcel Matz fez a sua primeira temporada como técnico principal de uma equipe. Aos 38 anos, cumpriu os objetivos estabelecidos pelo Canoas no começo da temporada: não ser rebaixado e classificar o clube às quartas de final. A campanha teve nove vitórias e 13 derrotas em 22 jogos disputados. Agora, o desafio do técnico é outro: como encarar uma equipe cinco vezes campeã da Superliga e três vezes do Mundial de Clubes?
– Projetar um mata-mata contra o Sada Cruzeiro... (risos).
Vamos tentar ganhar um set, mas sabemos que é complicado vencer o jogo. Se conseguirmos ir bem taticamente, nossas chances aumentam. Tecnicamente, temos de contar com um bom desempenho de todos. Nossos atletas vão estar em quadra contra vários dos seus ídolos – respondeu.
O ponteiro Composto, 23 anos, foi um dos destaques do Canoas na fase de grupos do torneio. Mesmo com a diferença técnica e de investimento entre as equipes, o jogador acredita em um equilíbrio na decisão por uma vaga na semifinal.
– Sabemos que vai ser muito difícil, mas não é impossível. Eles não têm nenhum ponto fraco. Vamos ver no que vai dar. Não vai ser fácil para eles – garantiu.
A partida de volta ocorre na quinta-feira, no Poliesportivo La Salle, em Canoas. Se necessário, o jogo de desempate será disputado entre o dia 1° e dois de abril, em Minas Gerias, com horário a ser definido pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV).