Uma grande vitória para Thiago Monteiro na noite desta sexta-feira (9). O brasileiro derrotou o francês Gael Monfils, ex-número 7 do mundo, atual 43º colocado e terceiro favorito ao troféu, e garantiu vaga na semifinal do ATP 250 de Quito, no Equador.
O atleta superou o experiente rival por 2 sets a 1 com parciais de 6/4, 2/6 e 6/4 após 1h50min de duração.
Ele garante vaga em sua primeira semifinal de ATP na carreira e vai encarar neste sábado o vencedor do duelo entre o espanhol Albert Ramos, segndo favorito e 21º, e o austríaco Gerald Melzer, 98º.
Monteiro largou intenso, quebrando o saque de Monfils, abriu 2/0 e confiante foi servindo muito bem sem dar chances até fechar por 6/4 em um ótimo primeiro set.
Gael foi mais constante na defesa no set seguinte, botou bolas com slice baixas perto da rede o brasileiro se atrapalhou, cometeu erros, foi quebrado no segundo game. Thiago teve dois 0/30, mas não aproveitou e Monfils quebrou no último game longo para fechar por 6/2.
Na terceira etapa os dois foram confirmando com o brasileiro com um pouco mais de problema no começo saindo de 15/30. O brasileiro segurou o saque e pressionou no 4/4 conseguindo a quebra na terceira chance após desperdiçar duas com erros bobos. Ele foi pra cima com a direita e depois sacou firme para definir sem sustos com erro do europeu por 6/4. Muita vibração para Monteiro.