Campeão do US Open em 2014, vice de Wimbledon ano passado, Marin Cilic, sexto do mundo, alcançou, nesta quinta-feira, sua terceira decisão de Grand Slam atingindo a final do Australian Open, primeiro Major da temporada.
O croata que será um dos favoritos no Rio Open derrotou uma das surpresas do evento, o britânico Kyle Edmund, outro que estará no Rio de Janeiro e é o 49º do mundo, com 3 sets a 0 com parciais de 6/2 7/6 (7/4) 6/2.
Edmund vinha de vitórias sobre os favoritos Kevin Anderson, finalista do últimos US Open, e Grigor Dimitrov, terceiro colocado.
Cilic vai brigar pelo segundo Major contra Roger Federer, segundo colocado, ou o sul-coreano Hyeon Chung, 58º, que jogam a segunda semifinal nesta sexta-feira. Ele tentará seu 18º troféu na carreira.
Com a vitória desta quinta o tenista já garante o melhor ranking da carreira com o terceiro lugar desbancando Alexander Zverev, Dimitrov e o austríaco Dominic Thiem.
O jogo
Cilic abriu o jogo passando aperto, tendo que salvar dois break-points já no primeiro game. Conforme a parcial se desenrolou, o croata se soltou em quadra e converteu a primeira quebra no sexto game, anotando 4/2. Em seguida, Cilic teve nova quebra, selando a parcial em 6/2.
Com um set na frente, Cilic teve chance de quebra no quarto game, porém, sem conseguir converter. Num nível bastante equiparado, a definição foi para o tie-break, onde o croata levou a melhor por 7-4.
Completamente no controle do jogo, o croata teve uma quebra no terceiro game do terceiro set, abrindo 2/1 no marcador, em seguida voltou a quebrar o saque do britânico para marcar 5/2 e sacou, fechando em 6/2.