Um dos maiores automobilistas da história faleceu neste domingo, devido a complicações de um quadro de pneumonia. O piloto americano Dan Gruney, 86 anos, venceu quatro provas de F-1, uma em seu próprio carro, além de ter sido um dos grandes nomes de outras categorias, como Fómula Indy, Le Mans e NASCAR, principal modalidade automobilística dos Estados Unidos.
Gurney ficou conhecido por ser pioneiro em diversas áreas que envolvem as corridas. Ele foi o primeiro piloto a utilizar um capacete que cobria o rosto inteiro, é responsável pela única vitória da Porsche na Fórmula-1, em sua passagem na Indy, o piloto criou um dispositivo aerodinâmico chamado de Gurney Flape - um pequeno apêndice perpendicular na ponta traseira da asa- e, além disso, é o autor da ação de espirrar champanhe no pódio. Gesto que é repetido até hoje no mundo do automobilismo.
Após vencer a corrida de 24 Horas de Le Mans, em 1967, o americano imortalizou o ato de estourar e espirrar o champanhe entregue para comemorar a conquista.
Dan Gruney disputou corridas por equipes como Ferrari, BRM, Porsche, Lotus, Brabham, Eagle and McLaren. O americano venceu o GP da Bélgica, em 1967, pilotando o próprio carro (Eagle-Weslake), o segundo piloto na história da F1 a completar o feito, depois de sir Jack Brabham. Além disso, ele é o fundador da equipe All American Racers que, não somente venceu uma prova na F1, como uma edição das 500 Milhas, em 1975, o único time americano a conquistar tal feito.
A informação do falecimento do piloto americano foi feito através de um comunicado oficial emitido pela viúva Evi e a equipe fundada por Dan, a All American Racers.
- Com um último sorriso no seu lindo rosto, Dan guiou ao desconhecido poco antes do meio-dia de hoje, 14 de janeiro de 2018. Em profundo pesar, mas com gratidão nos nossos corações pelo amor e alegria que você nos deu durante seu tempo na terra, nós dizemos vá com deus - dizia o comunicado.