Dezessete anos depois, Roger Federer voltou a conquistar a Hopman Cup. Apesar da competição pouco ter mudado em todos esses anos, muita coisa mudou na equipe campeã do torneio.
Em 2001, Federer ergueu o troféu do torneio ao lado de Martina Hingis. Agora, meses após a aposentadoria (até o momento) definitiva de Hingis, o suíço volta ao posto mais alto da Hopman Cup ao lado de Belinda Bencic, uma representante da nova geração do tênis no país.
– É algo surreal. Quando você joga aqui pela primeira vez pensa que voltará todos os anos, e de repente seus planos mudam, a vida muda e você precisa seguir um caminho diferente. É uma sensação totalmente diferente de quando venci ao lado de Martina, porque eu era o aprendiz e ela a mestra. Talvez agora seja o contrário – comentou Federer.
– Foi uma semana perfeita e tenho que agradecer muito à Belinda. Ela vez a diferença com os três winners finais que garantiram o terceiro ponto para nós. Na minha opinião, ela foi ‘MVP’ nas duplas – declarou o suíço com o troféu em mãos.