Aos 38 anos, o americano Nate Marquardt decidiu abandonar o MMA profissional. O lutador anunciou nesta quinta-feira (28), em seu site oficial, que decidiu se aposentar após fazer 56 lutas na carreira.
"Tive muitas conquistas e vitórias, tanto quanto tentativas e decepções na minha carreira. Ganhei quatro títulos mundiais e depois perdi três deles. Tive muitas sequências de vitórias e derrotas. Batalhei contra lesões crônicas e tive seis cirurgias. Aprendi que posso confiar em Deus em todas as situações e preciso colocá-lo primeiro. Depois de 22 anos como um atleta no esporte das artes marciais mistas, acredito que Deus está me chamando para outra direção", escreveu o agora ex-lutador.
Entre os principais eventos em que Marquardt lutou estão o Pancrase, Strikeforce e UFC. No maior evento de MMA do mundo, chegou a desafiar Anderson Silva pelo cinturão dos médios em julho de 2007, mas acabou nocauteado.
O americano teve uma carreira sólida até 2012, mas começou a cair drasticamente de rendimento nos últimos quatro anos. Desde então, teve apenas três vitórias e nove derrotas — inclusive nas últimas três lutas da carreira, para Sam Alvey, Vitor Belfort e Cezar Mutante.