A situação do brasileiro Gabriel Medina na briga pelo título do Circuito Mundial de surfe (WCT) ficou mais complicada. Nesta segunda-feira (18), dia decisivo do Pipe Masters, a última etapa da temporada, ele levou uma virada, perdeu a bateria da quarta rodada e foi para a repescagem contra Kelly Slater. Agora, qualquer derrota tira o surfista da disputa.
Medina liderou a maior parte da disputa contra o francês Jeremy Flores e o brasileiro Italo Ferreira, e somava 12.10. Mas Flores tirou uma nota 8,70 a pouco menos de três minutos para o final, somou 15.37 e frustrou os planos do paulista, que conquistou a taça em 2014 e agora tenta o bicampeonato mundial. Italo fez 7.57.
O havaiano John John Florence, o único que também está na briga, travou uma luta para avançar contra Caio Ibelli. O atual campeão levou a melhor com 13.17, contra 12.87 do brasileiro e apenas 4.53 do australiano Joel Parkinson.
Para conquistar o título, John John precisa chegar ao menos à final. Caso o havaiano fique em terceiro lugar, Medina tem de vencer a etapa.
O brasileiro Ian Gouveia já está classificado para as quartas.