O técnico da Seleção Brasileira, Tite, garantiu nesta quinta-feira (9), em Lille, na França, que mesmo com várias alterações na equipe que enfrentará o Japão, em partida amistosa, o confronto deve ser encarado como uma nova etapa de preparação e não como uma fase de testes.
— É preparação, não gosto de adjetivar teste. É uma nova etapa de preparação. O Bielsa fala uma frase que eu comungo: "Valorizo mais o merecido que o conseguido". O desempenho nesta fase da preparação é fundamental. O desempenho de excelência é minha exigência nesta nova etapa — disse ele após o treinamento realizado no estádio Pierre-Mauroy, local da partida contra os japoneses.
Tite disse ainda que o jogo contra o Japão, também garantido na Copa do Mundo, deve ser encarado como se fosse o próprio Mundial:
— Terminei a conversa com eles (jogadores) com um exercício de imaginação. Imaginem que agora tudo é Copa do Mundo, amanhã (sexta) temos que simular um jogo de Copa do Mundo, são duas equipes que estão no Mundial.
Para o treinador gaúcho, enfrentar um adversário que não seja sul-americano é uma oportunidade para que a Seleção saiba como se portar com um estilo de jogo completamente diferente:
— Muda a característica dos jogos que tivemos na América do Sul. Agora é uma equipe de maior mobilidade, sai da ação defensiva para a ofensiva com velocidade, tem pivô de infiltração pros de trás, tem jogo apoiado, muita triangulação. Características diferentes de equipe para mantermos nível alto de desempenho, nos ajustando ao adversário.
No final da coletiva, o treinador confirmou a escalação com Alisson; Danilo, Thiago Silva, Jemerson e Marcelo; Casemiro; Giuliano, Fernandinho, Willian e Neymar; e Gabriel Jesus.
Brasil e Japão jogam nesta sexta-feira (10), em Lille, na França, a partir das 10h (de Brasília). Na próxima terça (14), o desafio será contra a Inglaterra, em Wembley.