Um dos torneios mais aguardados do circuito de tênis terá contrastes peculiares em 2017. Com a ausência de figuras carimbadas do ATP Finals, competição que reúne em Londres os oito melhores tenistas e as oito melhores duplas da temporada, a edição deste ano mesclará experiência e juventude.
Desfalcado do atual campeão, Andy Murray, e de Novak Djokovic, dono de cinco títulos, os destaques são Rafael Nadal e Roger Federer, que voltaram com força às quadras em 2017. Os dois maiores campeões de Grand Slam da história (e que conquistaram os quatro principais torneios do circuito neste ano, dois cada) vivem uma batalha silenciosa nesta reta final de circuito. Em busca do único grande título que falta em seu premiado currículo, o espanhol disputará com o suíço uma espécie de tira-teima na quadra coberta da O2 Arena.
Entre analistas e fãs, a discussão do momento é: quem, afinal, foi o melhor tenista do ano?
Apesar de ter garantido a liderança do ranking até janeiro, Nadal desta vez foi ofuscado por Federer nos confrontos diretos. Nas quatro partidas em que se enfrentaram, incluindo a final do Aberto da Austrália, o tenista de 36 anos da Basileia levou a melhor sobre o rival de 31 anos de Mallorca.
Além disso, Federer riscou torneios importantes do seu calendário, priorizando a preservação de sua condição física. Mesmo jogando menos (foram apenas 53 partidas, com 49 vitórias e quatro derrotas), o atual número 2 do mundo levantou um troféu a mais do que o líder ranking da ATP, que entrou em quadra em 77 oportunidades (67 vitórias e 10 derrotas). Foram sete títulos para Federer contra seis de Nadal.
Maior campeão do ATP Finals, com seis títulos, o suíço é também o recordista de participações. Será a 15ª aparição do suíço no torneio.
Para os demais tenistas, a maioria sem experiência no Finals, o objetivo é deixar o papel de coadjuvantes de lado e quebrar o protagonismo da geração mais vitoriosa de todos os tempos. Algo que raros tenistas conseguiram nos últimos anos.
O TORNEIO
Considerado o quinto evento de maior prestígio do circuito masculino de tênis — depois dos quatro torneios Grand Slam —, o ATP Finals será disputado em Londres a partir deste domingo (12) até o dia 19. A competição reúne as oito melhores duplas e jogadores de simples do mundo. O canal SporTV3 transmitirá o evento.
O Finals tem um regulamento próprio, em eliminação direta. Os oito tenistas/duplas são divididos em dois grupos de quatro. Todos jogam entre si em partidas melhor de três sets. Os dois melhores de cada grupo se classificam para a semifinal.
Grupo Pete Sampras
Rafael Nadal (ESP)
Dominic Thiem (AUT)
Grigor Dimitrov (BUL)
David Goffin (BEL)
Grupo Boris Becker
Roger Federer (SUI)
Alexander Zverev (ALE)
Marin Cilic (CRO)
Jack Sock (EUA)